O dinheiro obtido com a Gincana do Meio Ambiente começou a ser repassado às Associações de Pais e Professores (APPs) das 11 escolas participantes na quarta-feira (1º). Lançada pela Prefeitura de Balneário Camboriú em junho, a gincana mobilizou estudantes do 1° ao 9° ano a arrecadarem tampinhas plásticas até agosto. Os itens coletados pelos alunos foram vendidos e revertidos em valores.
Ao todo, 1.616,669 quilos de tampinhas plásticas foram arrecadadas durante a gincana, resultando em R$ 1.312,00. Na quarta-feira, em solenidade na Secretaria de Educação, receberam a premiação as três primeiras colocadas da gincana, embora todas as escolas participantes também tenham sido contempladas com valores proporcionais à quantidade de itens obtidos. O primeiro lugar foi conquistado pela turma 903 do Centro Educacional Municipal (CEM) Ariribá, que reuniu 344,7 quilos de tampinhas, representada no ato pelo diretor Fabio Cunda. Em segundo lugar, destacou-se a turma 101 do CEM Jardim Iate Clube, com 109,6 quilos arrecadados. O terceiro lugar também ficou com o CEM Jardim Iate Clube, por meio da turma 401, que coletou 86,8 quilos. Ambas as turmas foram representadas pelo diretor Murilo Dias. As demais escolas podem retirar os valores na Secretaria de Educação.
Quando descartadas incorretamente, as tampinhas plásticas impactam negativamente o meio ambiente, devido ao processo lento de decomposição. A iniciativa reforça o compromisso do Município em promover a conscientização ambiental nas escolas, estimulando práticas sustentáveis e a participação ativa da comunidade escolar na preservação do meio ambiente. A gincana foi realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, em parceria com as secretarias de Educação e Saúde, bem como do Núcleo de Cooperativismo da Associação Empresarial de Balneário Camboriú (Acibalc). A atividade contou ainda com o apoio do Lions Clube Helen Keller Balneário Camboriú e do Rotary Clube Balneário Camboriú. Foram parceiros Sicredi, FG, Barco Pirata, Oceanic Aquarium, Space Adventure (NASA) e Sucatas Dalmolin.
“Essa gincana mostra que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações. Quando mobilizamos nossos estudantes a coletar tampinhas plásticas, estamos muito além da arrecadação de recursos, estamos formando uma nova cultura de responsabilidade ambiental e cidadania. Esse resultado só foi possível porque tivemos o apoio de muitas mãos: Secretaria de Educação, entidades da sociedade civil, empresas e clubes de serviço, que juntos reforçam que preservar o meio ambiente é uma construção coletiva. Quero parabenizar cada aluno, professor e escola que participou, pois cada tampinha arrecadada simboliza um passo na direção de uma cidade mais consciente, sustentável e comprometida com o futuro”, comenta o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira.
Informações Adicionais:
Secretaria do Meio Ambiente
(47) 3267-7080
Secretaria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Fotos: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
O post Dinheiro obtido com venda de tampinhas plásticas arrecadadas em gincana é entregue a escolas apareceu primeiro em Blog do Pepa.



