Bombeiros continuam pelo 3º dia buscas em cemitério clandestino em Lucas do Rio Verde; 3 identificados

Militares do Corpo de Bombeiros continuam neste domingo o terceiro dia de buscas no cemitério clandestino com cães farejadores, em área de mata no bairro Téssele Júnior. A informação foi confirmada, há pouco, pelo capitão Gleiber de Campos Bertolazo.

Até o momento, foram encontrados 11 corpos. Três identificados oficialmente por papiloscopistas da Politec. O venezuelano Andris David Mattey Nadales, de 19 anos, Wilner Alex de Oliveira Silva, 29, e Rafael Pereira de Souza, 34.

Dentre as vítimas, seis estavam em estágio de decomposição e cinco ossadas. A Politec está responsável pela identificação oficial através da necropapiloscopia (impressões digitais) e exames de DNA ou odontolegal (arcada dentária). Posteriormente, será liberado para as famílias para os procedimentos fúnebres.

A Politec orienta aos familiares de pessoas desaparecidas em Lucas do Rio Verde e região para que compareçam em uma das unidades de Medicina Legal do Estado para a coleta de material genético para o confronto genético com as amostras biológicas das vítimas encontradas no cemitério clandestino do município.

Caso a pessoa desaparecida tenha realizado algum tratamento dentário, é aconselhável que a família obtenha com os dentistas o prontuário odontológico da vítima, especialmente exames de imagem (radiografias e tomografias, por exemplo) e os forneçam ao IML. Para a doação do material genético é necessário que o grau de parentesco dos familiares do desaparecido seja de grau ascendente (pai, mãe, filho, ou mais de um irmão).

A coleta é simples e indolor, com uma espécie de cotonete, que é passado na parte interna das bochechas da pessoa. Os materiais biológicos coletados serão processados e inseridos no Banco Nacional de Perfis Genéticos no laboratório forense da capital.

Caso seja identificado um possível parentesco com os dados de alguma pessoa falecida, os peritos informarão a unidade de Medicina Legal de Lucas do Rio Verde, que entrará em contato com os familiares para que sejam realizados os procedimentos legais de liberação da unidade.

Segundo a Polícia Civil, mais de 50 servidores das forças de segurança se mobilizaram desde sexta-feira na escavação para localização e retirada dos corpos. A ação também conta com apoio da prefeitura com maquinários.

Ainda segundo os delegados Allan Vitor e João Antonio, o local foi encontrado após diligências investigativas para apurar o desaparecimento de diversas pessoas nos últimos meses em ações cometidas por um grupo criminoso. As investigações continuam para esclarecer os autores e circunstâncias dos crimes.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.