Chuva retorna ao RS e deve ganhar intensidade, diz Metsul

Após semanas de tempo seco, a chuva voltou a atingir o Sul do Brasil nesta terça-feira (14) e promete ganhar intensidade nos próximos dias. Combinando calor e aumento da umidade na atmosfera, a instabilidade favorece pancadas de chuva e temporais isolados típicos da estação.

Nesta terça-feira, volumes significativos de precipitação foram registrados, especialmente em áreas do Noroeste do Rio Grande do Sul, como Cruz Alta, Santa Rosa, São Borja e Palmeira das Missões. A estação de Palmeira das Missões registrou 48 mm em apenas uma hora, enquanto Tupanciretã contabilizou 27 mm e Santo Augusto 18 mm. Em Santa Catarina, a estação de Chapecó marcou 42 mm. Temporais isolados com vento e granizo foram relatados em regiões como Ibirubá e Chapecó.

Previsão para os próximos dias

  • Quarta e Quinta-feira (15 e 16): A combinação de calor e umidade formará nuvens de chuva da tarde para a noite, especialmente na Metade Norte do Rio Grande do Sul, incluindo o Noroeste, Alto Uruguai, Planalto e Serra.
  • Sexta-feira (17): A chuva de verão deve se espalhar para a maioria das regiões gaúchas, incluindo o Oeste e o Sul.
  • Fim de Semana: Precipitações mais abrangentes e com maiores volumes são esperadas, principalmente à tarde e à noite.

Irregularidade e riscos

A MetSul Meteorologia alerta para a irregularidade das chuvas, com volumes que podem variar significativamente em curtas distâncias. Além disso, a probabilidade de temporais isolados com vendavais e granizo permanece alta em várias regiões até o início da próxima semana.

Porto Alegre e região metropolitana

Na capital gaúcha, a instabilidade deve ocorrer na sexta-feira, ao longo do fim de semana e na segunda-feira seguinte, embora possa haver pancadas localizadas já nesta quarta e quinta-feira.

Essa mudança climática traz alívio após o período seco, mas exige atenção às condições de tempo severo e à irregularidade das precipitações.

The post Chuva retorna ao RS e deve ganhar intensidade, diz Metsul appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.