Lepac realizou 2,4 milhões de exames de alta complexidade e atendeu mais de 185 mil pacientes em 2024

A unidade é especializada em análises laboratoriais, suporte diagnóstico, monitoramento de doenças, acompanhamento terapêutico e assistência às unidades de saúde

O Laboratório Estadual de Patologia e Análises Clínicas (Lepac) atendeu 185.114 mil pacientes e realizou um total de 2.417.669 milhões exames de alta complexidade em 2024. Localizada em Porto Velho, a unidade é especializada em análises laboratoriais, suporte diagnóstico, monitoramento de doenças, acompanhamento terapêutico e assistência às unidades de saúde.

Subordinado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o laboratório é integrado à Policlínica Oswaldo Cruz (POC), mas também atua como laboratório de apoio ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (Hbap), Hospital de Retaguarda de Rondônia, Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II (HPSJPII), Assistência Médica Intensiva (AMI), Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) e o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron).

O Lepac utiliza a plataforma de analisador automático multiparamétrico de bioquímica, acesso randômico, com unidade analítica e operacional integrada, um sistema automatizado que realiza mais de 6.700 mil exames de média e alta complexidade por dia para o Sistema Único de Saúde (SUS), totalizando mais de 200 mil exames mensais. A tecnologia elimina a manipulação manual de amostras, garantindo maior segurança para pacientes e operadores, como farmacêuticos bioquímicos, biomédicos e técnicos de laboratório, oferecendo diagnósticos precisos e ágeis.

Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, com um sistema sistema integrado e automatizado, a unidade é fundamental para assegurar à população um atendimento eficiente, com rapidez e segurança.

NÚMEROS ALCANÇADOS 

Os números de exames alcançados pelo Lepac representam um aumento de 21,21% em relação ao ano de 2023, quando foram realizados 1.994.809 milhão de exames e atendidos 154.960 mil pacientes. 

O secretário da Sesau, Jefferson Rocha ressaltou que, “a eficiência da análise laboratorial traz um ganho expressivo aos nossos pacientes, pois evita longas esperas e garante eficácia nos diagnósticos.”

Entre os exames realizados estão:

  • Hematologia
  • Urinálise
  • Imunohematologia
  • Bioquímica sérica e urinária
  • Imunoquímica
  • Testes de alergias
  • Detecção de drogas de abuso e terapêuticas
  • Marcadores tumorais
  • Autoimunidade 
  • Hemostasia

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

O post Lepac realizou 2,4 milhões de exames de alta complexidade e atendeu mais de 185 mil pacientes em 2024 apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.