Investimento de R$ 77,5 milhões: mergulhão em Camburi deve ser concluído em 2027

Trecho entre as avenidas Dante Michelini e Norte-Sul, em uma das entradas de acesso
ao bairro Jardim Camburi, em Vitória

|  Foto:
Fábio Nunes/AT

Já começaram as obras para a construção do Mergulhão de Camburi, que promete reduzir tempo de viagem e acabar com os semáforos no cruzamento das avenidas Dante Michelini e Norte-Sul. A obra – que tem previsão de ser concluída em 2027 – teve ordem de serviço dada em julho do ano passado.O secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin, explicou que o consórcio vencedor da licitação tem 30 meses para entregar a obra, sendo que os seis meses iniciais eram para que a empresa concluísse os projetos, estudos e as licenças necessárias. O valor investido será de R$ 77 milhões.“Finalizada essa parte, a empresa está iniciando os trabalhos da primeira etapa das obras, que será concentrada em uma área que era de posse da concessionária do aeroporto, a Zurich”.O secretário ressaltou que já está autorizado o uso de 15 mil metros quadrados dentro da área que era do aeroporto. “A empresa já está começando a retirar a vegetação para limpar a área em que será instalado o canteiro de obras”.O secretário reforçou que para que o impacto não seja maior durante os 30 meses que ainda restam de obras, vias alternativas serão construídas nessa área, como forma de preparação para o momento em que for necessário realizar intervenções na pista atual.“Por um tempo, as obras vão se concentrar nessa área interna, dentro do sítio aeroportuário, pois queremos minimizar o uso da via. Quando tiver que intervir na via, teremos alternativas para os condutores”, explicou.Perin reforçou a importância metropolitana do investimento, já que a região é usada como passagem não só para moradores de Jardim Camburi, mas quem sai e volta da Serra para os demais municípios da Grande Vitória.A presidente da Associação Comunitária de Jardim Camburi, Arlete Pereira, demonstrou preocupação com a obra. “Não sabemos detalhes do cronograma, da execução da obra e como ela vai impactar o bairro. É uma obra com valor alto, mas que não temos uma clareza se de fato vai ajudar o bairro”.

Projeto: consórcio vencedor da licitação tem 30 meses para entregar a obra

|  Foto:
Divulgação/ Prefeitura de Vitória

SAIBA MAISMergulhão de Camburi> O mergulhão – que fica no cruzamento das avenidas Dante Michelini com a Norte Sul – teve a ordem de serviço assinada em julho do ano passado. > Desde então, o consórcio Mergulhão Norte Sul, que venceu a licitação pelo valor global de R$ 77,5 milhões, teve seis meses para elaboração dos projetos, bem como conseguir as licenças necessárias para a próxima fase de execução das obras.> O investimento é da Prefeitura de Vitória, com recursos próprios.Início das obras> A empresa responsável deu início às obras de fato, com limpeza, preparação do terreno e mobilização para instalação do canteiro de obras, em uma área de 15 mil metros quadrados que fazia parte do sítio aeroportuário. Cronograma> A previsão é de que as obras durem dois anos a partir de agora, ficando pronta no início de 2027. Sentidos de circulação> A interseção proposta no projeto da Prefeitura de Vitória mantém todos sentidos de circulação existentes e cria duas passagens inferiores (mergulhão 1 e 2), que irão permitir o fluxo de veículos sem semáforos, no mesmo nível da avenida Dante Michelini.Cruzamentos> Uma passagem inferior elimina o cruzamento do fluxo de veículos que vem da Norte-Sul, no sentido Tubarão.> A segunda passagem inferior soluciona o cruzamento do fluxo para quem vem de Jardim da Penha pela avenida Dante Michelini e pretende entrar pela Norte-Sul. Seguirá no mesmo nível em ambos os sentidos. Faixas de rolamento> A avenida Dante Michelini (nos dois sentidos) terá três faixas. Já as “alças” dos mergulhões terão duas faixas.Redução de tempo> O mergulhão vai reduzir o tempo de travessia da interseção, que hoje é de 55 a 88 segundos, para até 10 segundos.Velocidade> A velocidade média dos veículos que transitam pelo trecho – parando nos semáforos e enfrentando as retenções – hoje é de 2 km/h e vai passar para 33 km/h com os dois mergulhões.Lençol freático> Para preservar a paisagem, o município optou pelo mergulhão e não por viadutos. Mas a obra é complexa: o terreno é arenoso, conta com lençol freático muito alto, o que demanda soluções de engenharia diversas e complexas, como rebaixamento do lençol com ponteiras filtrantes e a execução de estação de bombeamento para drenagem das águas pluviais.> As pistas dos mergulhões estarão numa cota de 6 metros abaixo do nível atual da Dante Michelini.Fonte: Prefeitura de Vitória.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.