Turismo religioso: confira destinos mais procurados em Salvador

Salvador é um dos principais destinos de turismo religioso do Brasil. E um dos eventos mais aguardados pelo adeptos do Candomblé é a Festa de Iemanjá, celebrada nesse domingo, dia 2 de fevereiro. Mais de 1 milhão de pessoas deverão comparecer às homenagens, que serão realizadas no bairro do Rio Vermelho.


				
					Turismo religioso: confira destinos mais procurados em Salvador

Turismo religioso: confira destinos mais procurados em Salvador.

Foto: Max Haack/Ag.Haack

Os devotos da Rainha das Águas têm por tradição preparar um presente que neste ano está a cargo do terreiro Ilê Axé Iyá Olufandê. Elias Conceição, Ogan da casa, conta como será neste ano.

“Este ano de 2025 temos a missão, a graça, a bênção de conduzir as celebrações naquilo que é relacionado à religiosidade, aos preceitos relacionados ao presente de Imanjá, consequentemente a entrega também do presente de Oshun, que se faz no Dique, no sábado à noite. Assim nós recebemos essa missão, essa bênção, esse presente com muita satisfação, mas também sabendo que é um compromisso, a responsabilidade é muito grande”, explicou.

O presente será levado ao mar às 16h, na Praia do Rio Vermelho. “Certamente serão materiais recicláveis, materiais biodegradáveis, coisas que literalmente não vão trazer mal algum a nossa flora marinha, nem a água, nem as plantas aquáticas”, contou Elias Conceição.


				
					Turismo religioso: confira destinos mais procurados em Salvador

Turismo religioso: confira destinos mais procurados em Salvador.

Foto: Divulgação / OSID

Turismo religioso: Santuário de Santa Dulce dos Pobres recebe 600 mil pessoas por ano

Ainda em Salvador, só que para o povo católico, um dos destinos mais procurados é o Santuário de Santa Dulce dos Pobres, no Largo dos Mares, na Cidade Baixa. Ao menos 600 mil turistas visitam o local todos os anos. De acordo com a líder de turismo religioso das Obras Sociais Irmã Dulce, Rosa Brito, por lá, missas são celebradas todos os dias.

“Então quando vocês vierem para as missas, vocês vêm também para visitar o nosso complexo como um todo. A gente tem a Capela das Relíquias, onde tem o corpo de Santa Dulce, é o local onde a gente tem de mais sagrado aqui no Santuário. Depois a gente tem a Sala dos Milagres, locais que têm pedidos de oração. Aproveitar também para visitar o nosso memorial que foi reinaugurado no ano passado e que a gente precisa mostrar. É importante vocês verem acervos, obras materiais e imateriais dentro do nosso memorial. O Marco Zero, que é o galinheiro, e aproveitar pra ver também a Galeria Santa Dulce dos Pobres, que é um local que foi inaugurado em 2023, que é uma galeria de arte a céu aberto, onde tem muitos grafites, mais de 500 metros de grafite voltado para o turismo religioso e para as obras de Santa Dulce”, contou.

O Santuário Santa Dulce dos Pobres fica aberto à visitação todos os dias da semana, das 6h30 às 18h30 e a entrada é gratuita.

Assista ao Resenha das 7 desta sexta-feira (31)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.