Chilenos são presos suspeitos de furtar meio milhão de reais em shoppings do ES

Dois homens de nacionalidade chilena foram presos em Vitória, na terça-feira (04), suspeitos de cometerem furtos em shoppings do Espírito Santo, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 500 mil. A Polícia Civil já estava monitorando o grupo criminoso, que age também nos estados de Goiás, Rio e Janeiro e Minas Gerais. Segundo apuração, eles atuam cometendo dois tipos de frutos, um à lojas e outro à clientes que deixam seus carros no estacionamento.  Nas lojas, os criminosos utilizam uma mochila com uma espécie de papel alumínio que impede o acionamento do alarme, furtando principalmente roupas. Além disso eles também furtam objetos que as pessoas deixam nos veículos enquanto estão nos shoppings. “Eles usam um equipamento que impede o travamento do carro quando a vítima aciona o bloqueio. De forma dissimulada eles furtam todos os objetos de dentro do veículo”, explicou o delegado Marcelo Cavalcanti, titular do 6º Distrito Policial de Vila Velha.

Forro utilizado dentro da sacola de roupas para o sensor da loja não disparar o alarme

|  Foto:
Divulgação / PCES

As investigações capixabas começaram em novembro de 2024, após um furto ocorrido no shopping Praia da Costa, quando uma vítima teve a bolsa furtada de seu carro estacionado e fez um boletim de ocorrência. Câmeras de videomonitoramento dos shoppings foram analisadas e três suspeitos foram identificados. “Quando nós buscamos as câmeras nós conseguimos identificar os suspeitos através de técnicas investigativas e aí nós instauramos inquérito e pedimos a prisão preventiva”, destacou Cavalcanti.Nesta terça, dois desses suspeitos foram localizados. Eles foram presos em flagrante dentro de um hotel em Vitória. O delegado destacou que eles haviam cometido um furto a uma loja de estética no shopping Vila Velha, de onde levaram dois notebooks, um celular e um tablet. Com eles também foram apreendidas roupas furtadas. Os criminosos Jason David Lopez Mora e Cristobal Andres Arbazua Vergar, ambos de 31 anos, confessaram o crime e afirmaram que as roupas foram furtadas de três lojas no shopping Vitória e seriam negociadas para venda no morro do Romão, na capital.

Jason David Lopez Mora e Cristobal Andres Arbazua Vergara foram presos

|  Foto:
Divulgação / PCES

“É uma organização criminosa internacional, que conta com 17 integrantes. Eles já tem passagem no exterior por latrocínio e roubo”, destacou o delegado Nilton Abdala, chefe da 2ª Delegacia Regional de Vila Velha. O terceiro integrante identificado no Espírito Santo continua sendo procurado pela polícia. 

Material apreendido com os criminosos

|  Foto:
Divulgação / PCES

Roupas apreendidas com os criminosos foram furtadas de três lojas do shopping Vitória

|  Foto:
Divulgação / PCES

Adicionar aos favoritos o Link permanente.