Simonard, ao g1: ‘As pessoas fariam sua própria segurança’, diz sobre proposta de armar grupos locais e acabar com polícias e Guarda


O Desenrola, Rio fez uma série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura do Rio. Simonard fala sobre acabar com polícias e armar população para combater o crime
O candidato do partido da Causa Operária (PCO) à Prefeitura do Rio, Henrique Simonard, foi entrevistado pela jornalista Mariana Queiroz no Desenrola, Rio. Ele afirmou que, caso eleito, pretende acabar com a Guarda Municipal e começar uma campanha pelo fim de todas as polícias como uma forma de combate ao crime.
Para ele, no lugar da polícia seriam criados grupos populares, formadas por civis, que seriam armados e treinados pelo governo. Simonard propõe que os populares sejam treinados e fiquem no lugar da polícia, fazendo sua própria segurança.
“A gente defende o direito do armamento da população e seria organizada como uma guarda de bairro onde as pessoas fariam sua própria segurança. A população está presa entre a milícia, o tráfico e a polícia. Primeiro, vamos igualizar a situação e dar treinamento para a população e acabar com uma das partes que é a polícia. Não é uma proposta só para o Rio, mas nacionalmente.”
Segundo o pré-candidato, apesar de as polícias não serem geridas pelo município, seria possível fazer campanhas, com mobilização popular, para que todas as polícias, inclusive as investigativas como a Federal e a Civil, fossem gradualmente sendo extintas, com empoderamento de grupos populares armados, treinados por policiais.
Mariana Queiroz entrevista Henrique Simonard, pré-candidato do PCO à Prefeitura do Rio
“Uma parte da esquerda repete que o problema a polícia é de inteligência. Para a gente, o problema da polícia é uma agenda política. A polícia no Brasil não é feita para defender a população, mas o cara é treinado para servir ao propósito de uma guarda. [A proposta] é acabar com a polícia”.
O primeiro passo, segundo ele, seria acabar com a Guarda Municipal.
“Vamos acabar com tudo, inclusive com a Guarda Municipal. Dá para fazer em um ou dois anos. De imediato, seria acabar com a GM e treinar a população. Não é um bicho de sete cabeças, não precisa treinar dez anos para isso acontecer, pode incorporar quem já tem o conhecimento técnico. O problema é a estrutura em si”, conclui ele.
Henrique Simonard
Stephanie Rodrigues/g1
As principais propostas de Simonard:
Redução da carga horária semanal de trabalho.
Diminuir a cobrança de IPTU para cariocas.
Aumento das moradias populares.
Fim das polícias e da Guarda Municipal.
Armar a população para o combate ao crime e formação de milícias populares, formadas por cidadãos.
Aumento das escolas em tempo integral.
Construção de hospitais e tornar fixas as unidades de campanha.
Henrique Simonard
Stephanie Rodrigues/g1
Henrique Simonard
Stephanie Rodrigues/g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.