Governo de RO promove aprimoramento profissional dos servidores do Sistema Penal para missões de 2025

Policiais Penais de Porto Velho são capacitados para enfrentar as demandas operacionais exigidas nas missões de Ariquemes e Machadinho d’Oeste

Com o objetivo de aprimorar profissionalmente os servidores penais, o governo de Rondônia promoveu, nos dias 6 e 7 de fevereiro, cursos nas esferas administrativa e operacional do Sistema Penal, em Porto Velho. A ação foi realizada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Escola de Serviços Penais (Esep), e é uma das exigências para que os profissionais de segurança pública da Capital possam participar de missões em Ariquemes e Machadinho d’Oeste, conforme a Portaria n° 176, de 15 de janeiro de 2025.

Foi realizado o curso da Lei Complementar nº 1.102, de 26 de outubro de 2021, que regulamenta a Polícia Penal estadual, e o Curso de Armamento e Tiro, com foco no uso da carabina CTT.40. As capacitações foram promovidas com o intuito de proporcionar aos policiais penais de Porto Velho o preparo necessário para enfrentar as demandas operacionais exigidas nas missões. A Portaria que regulamenta o envio dos policiais em missão torna a formação obrigatória para os envolvidos, assegurando que os servidores estejam aptos a atuar de maneira eficiente e segura nas operações.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a capacitação contínua dos profissionais do sistema penitenciário é essencial para garantir que os profissionais de segurança pública estejam preparados para enfrentar os desafios do dia a dia. “Os cursos são fundamentais para que nossos servidores possam atuar com ainda mais eficiência e segurança, principalmente nas missões”, ressaltou.

APERFEIÇOAMENTO

A formação foi realizada em tempo integral, com aulas dinâmicas que proporcionaram o pleno entendimento das disciplinas.

  • Lei Complementar n° 1.102

A capacitação estabelece regras e diretrizes para atuação dos policiais penais no estado. O curso, realizado no dia 6 de fevereiro, ministrado pelo policial penal Roni Pedroza, forneceu um aprofundamento sobre as normas que regem a categoria, além de promover um alinhamento entre os profissionais da segurança pública sobre suas responsabilidades e funções no sistema penitenciário.

  • Armamento e Tiro

O curso foi realizado no dia 7, ministrado pelos instrutores Erickson Araújo e Diego Sampaio, e visa garantir que os policiais penais compreendam e apliquem as regras de segurança relacionadas ao manuseio da carabina 40. Isso inclui a verificação das armas, técnicas de manuseio seguro e armazenamento adequado.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou a relevância dos cursos oferecidos. “Essa ação tem sido estratégica para aprimorar cada vez mais a atuação dos servidores, garantindo a segurança da sociedade e o cumprimento da lei”, finalizou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

O post Governo de RO promove aprimoramento profissional dos servidores do Sistema Penal para missões de 2025 apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.