Abertura do ano letivo do Ensino Fundamental reúne 800 profissionais de Lajeado

O Teatro Univates recebeu, nesta quarta-feira, 12/02, o evento de abertura do ano letivo das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e dos Projetos Vida de Lajeado. Após a recepção aos cerca de 800 profissionais que atuam nas escolas, entre professores, equipes diretivas, secretários, bibliotecários, assistentes educacionais, agentes socioeducativos e estagiários, ocorreu o pronunciamento das autoridades e palestra com Alessandro Marimpietri.

Abertura do ano letivo EMEFs – palestrante Alessandro

A prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, ressaltou a importância de investir nos profissionais da educação e de promover a aproximação entre os servidores.

Abertura do ano letivo EMEFs – público 2

– Assim como o tema da palestra, o sentimento de pertencimento precisa estar em todos nós, porque aqui é o nosso lugar, é aqui que vamos ficar e é aqui que vamos fazer acontecer. Estamos comprometidos em fazer o melhor pelos profissionais e alunos para que a Educação dê certo na nossa cidade – destacou Gláucia.

Abertura do ano letivo EMEFs – Prefeita Gláucia

A secretária da Educação de Lajeado, Adriana Vetorello, ressaltou que é no trabalho coletivo entre profissionais e administração municipal que se constrói uma educação mais justa e de qualidade.

– Que ao longo deste ano, os profissionais da educação se permitam a novos conhecimentos, às novas conquistas, ao crescimento e que sirvam de inspiração para os nossos alunos. É dessa forma e com diálogo que vamos construir uma educação mais justa e de qualidade para as crianças e adolescentes da nossa cidade – finalizou a secretária.

Participaram também o vice-prefeito, Guilherme Cé, a presidente da Câmara de Vereadores, Ana da Apama, demais vereadores, a reitora da Univates, Evânia Schneider, e o promotor de Justiça, Sérgio Diefenbach.

Após a abertura oficial, os profissionais assistiram à palestra “Conexões com o novo: pertencer, refletir e agir”, com o psicólogo e doutor em ciências da educação, Alessandro Marimpietri. Durante sua explanação, Marimpietri destacou as mudanças entre as gerações e como os profissionais da educação precisam se adaptar.

– Vivemos diversas vidas dentro de uma só vida. Por exemplo, os pais e professores cresceram em um mundo completamente diferente da realidade dos seus filhos e alunos de hoje em dia. Nunca antes na história houve um abismo geracional como o que vivemos atualmente e é preciso se adaptar e criar novas maneiras de educar – disse Marimpietri.

O palestrante

Alessandro Marimpietri, é psicólogo com doutorado em Ciências da Educação e se dedica há mais de 20 anos, a escutar crianças, adolescentes e suas famílias, contribuindo para a reinvenção de inúmeras histórias.

Realiza conferências pelo Brasil sobre temas relativos à infância, adolescência, educação e saúde em empresas, escolas e outras comunidades. Publicou dois livros ilustrados: “Quando somos um só” e “O que é o tempo?”, ambos pela Solisluna Editora. Idealizou o InBaLê – Literatura Baiana para Infâncias.

EMEFs e Projetos Vida

O ano letivo de 2025 nas 18 EMEFs e 6 Projetos Vida de Lajeado foi aberto oficialmente no dia 14/02 com os profissionais da educação. O atendimento aos alunos inicia na segunda-feira, 17/02. Em 2025, o Ensino Fundamental da rede municipal conta com 6.505 matriculados (dados de dezembro de 2024) e 620 frequentam os Projetos Vida no horário oposto ao da escola.

A EMEF Alfredo Lopes da Silva, do bairro Morro 25, retoma as atividades na segunda-feira, 17/02. O espaço passou por reforma após ser atingido pela enchente histórica de maio de 2024.Texto e fotos: Laura Mallmann

The post Abertura do ano letivo do Ensino Fundamental reúne 800 profissionais de Lajeado appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.