Pesquisadores identificam girinos infectados com vírus letal em Guaramirim

O vírus letal “ranavirus” foi identificado em girinos provenientes de Guaramirim, no Norte catarinense. Em análise, pesquisadores constataram que os anfíbios apresentavam hemorragias externas e inchaço.

Pesquisadores identificam girinos infectados com vírus letal em Guaramirim – Foto: Germano Woehl Jr/ND

O caso aconteceu na RPPN Santuário Rã-bugio, uma área protegida na cidade de Guaramirim. A ocorrência de grande mortalidade de girinos começou a ser observada em janeiro de 2024, mas voltou a ocorrer neste ano.

Por causa disso, o proprietário da RPPN e ambientalista Germano Woehl Jr relatou o problema para pesquisadores da área. Eles solicitaram amostras e orientaram a conservar os girinos encontrados mortos.

Pesquisadores identificaram vírus letal

Um grupo de pesquisadores do departamento de zoologia da UFPR (Universidade Federal do Paraná), liderado pela professora Dra. Karla Magalhães Campião, identificou a infecção da espécie.

Os girinos apresentavam hemorragias externas e inchaço, que são os principais sintomas da infecção por ranavirus. A espécie atacada é a Phyllomedusa distincta, uma perereca verde da Mata Atlântica conhecida como filomedusa, que vive na região Norte de Santa Catarina, Leste do Paraná até o Sul de São Paulo.

“Essa confirmação é preocupante, porque o ranavirus vem sendo apontado com uma das causas do declínio de anfíbios em várias regiões do mundo. E esta descoberta revela que uma espécie exclusiva (endêmica) da Mata Atlântica de ocorrência restrita a uma pequena área de SC, PR e SP é vulnerável ao ranavirus”, afirma o ambientalista Germano Woehl Jr.

Ainda de acordo com o ambientalista, as cepas do vírus permanecem na água e voltam a infectar os girinos na temporada seguinte de reprodução, como aconteceu em Guaramirim.

Na cidade, foram tomadas medidas como secar a lagoa durante dois meses e aplicar cal virgem, mas nada impediu o ranavirus de voltar neste ano.

Segundo o ambientalista, o ranavirus é letal para os anfíbios na fase de girino, mas nem todas as espécies são afetadas. É letal também para algumas espécies de répteis e peixes, como a tilápia.

Veja mais imagens dos girinos encontrados em Guaramirim

Os girinos apresentavam hemorragias externas e inchaço, que são os principais sintomas da infecção por ranavirus - Germano Woehl Jr/ND

1
2

Os girinos apresentavam hemorragias externas e inchaço, que são os principais sintomas da infecção por ranavirus – Germano Woehl Jr/ND

Os girinos apresentavam hemorragias externas e inchaço, que são os principais sintomas da infecção por ranavirus - Germano Woehl Jr/ND

2
2

Os girinos apresentavam hemorragias externas e inchaço, que são os principais sintomas da infecção por ranavirus – Germano Woehl Jr/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.