Debate com 4 candidatos à Prefeitura de Jaboticabal tem perguntas sobre saúde, saneamento, emprego e renda


Nelsinho Gimenez (PL), Professor Adriano (PT), Professor Emerson (MDB) e Professor João Roberto (Rede) participaram do evento que teve transmissão no g1, portal acidade on e CBN nesta quarta (28). A candidata Adriana Hori (PSD) não participou alegando problemas de saúde. Candidatos à Prefeitura de Jaboticabal em debate no g1 Ribeirão
Thaisa Figueiredo/g1
O debate promovido pelo g1, portal acidade on e CBN Ribeirão nesta quarta-feira (28) entre candidatos à Prefeitura de Jaboticabal (SP) foi marcado por perguntas sobre saúde, gestão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaej), previdência, emprego e renda, entre outros temas.
Os candidatos Nelsinho Gimenez (PL), Professor Adriano (PT), Professor Emerson (MDB) e Professor João Roberto (Rede) e participaram do evento que durou 1 hora e 40 minutos. A candidata Adriana Hori (PSD) foi convidada, mas não participou do debate informando problemas de saúde.
Participe do canal do g1 Ribeirão e Preto e Franca no WhatsApp
Em nota enviada ao Grupo EP antes de o evento acontecer, a assessoria de Adriana informou que a decisão foi tomada seguindo orientações da equipe médica, conforme atestado. “A candidata deve permanecer em observação médica até quinta-feira (29).”
As regras dos debates foram apresentadas e aceitas por representantes dos candidatos em reuniões realizadas na sede da EPTV em Ribeirão Preto (SP).
Eleições 2024 em Jaboticabal (SP): veja os candidatos a prefeito e a vereador
Acompanhe a cobertura das eleições no g1 Ribeirão Preto e Franca
As regras do debate foram as seguintes:
Bloco livre: o candidato pergunta para outro candidato sem tema pré-definido.
Bloco com jornalistas: jornalistas do Grupo EP formulam perguntas e os candidatos respondem e comentam;
Bloco tema único: o candidato pergunta para outro candidato com tema único escolhido por internautas em enquete no g1;
Bloco livre: o candidato pergunta para outro candidato sem tema pré-definido;
Bloco tema único e considerações finais: o candidato pergunta para outro candidato com tema único escolhido por internautas em enquete no g1.
Candidatos à Prefeitura de Jaboticabal (SP) participaram de debate promovido pelo g1, com o portal acidade on e rádio CBN em Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
Lixo, saneamento, saúde, finanças e outros temas
Entre os temas abordados pelos candidatos no primeiro bloco estão concessão do lixo, filas na saúde, terceirização, previdência municipal e gestão orçamentária do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal (Saaej).
No segundo bloco, os candidatos responderam a perguntas dos jornalistas do grupo EP. Alagamentos na Avenida Carlos Berchieri, melhorias no saneamento, aportes em educação, assistência social e educação, além de repasses para o incentivo ao esporte foram os temas discutidos.
No terceiro bloco, o tema saúde, que ficou em primeiro lugar na enquete feita pelo g1, foi abordado pelos candidatos. Entre as situações abordadas estão a modalidade do contrato de gestão de unidades, filas na UPA e na realização de mamografias, Programa Mais Médicos e estrutura voltada à saúde mental e abertura de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
Os candidatos fizeram perguntas entre si com tema livre. Eles falaram sobre projetos sociais voltados a moradores em situação de rua, revitalização da região central e de praças, além de melhorias em mobilidade urbana.
Também discutiram orçamento municipal, previdência dos servidores públicos, pagamento de fornecedores e exigências municipais para a abertura de novos loteamentos habitacionais.
Veja abaixo todos os 5 blocos do debate:
Último bloco e considerações finais
No último bloco, os candidatos falaram sobre o segundo tema mais votado pelos internautas na enquete do g1, que foi emprego e renda. Incentivos fiscais para atração de empresas e discussão do Plano Diretor, déficit de qualificação profissional, investimentos em um novo distrito industrial e parcerias com faculdades, startups e incubadoras, além de financiamento de projetos com o BNDES foram os assuntos debatidos.
Ao final, os quatro candidatos tiveram tempo para as considerações finais. Confira a íntegra:
Nelsinho Gimenez (PL): “População de Jaboticabal, nós precisamos evoluir, e o momento é agora. Jaboticabal precisa de um prefeito que tenha pulso e que acompanhe de perto os problemas da nossa cidade. Esse é o momento. Me coloco à disposição e, claro, conto com seu apoio, para que nós possamos, juntos, através de um bom planejamento de ações efetivas e assertivas, para que nosso município seja novamente a vedete que liderou, apoiando muito as empresas do nosso município, mas, acima de tudo, poder cuidar de você e da sua família, com respeito, união e com muito trabalho, que é o que eu sempre fiz para meu município e, claro, estarei fazendo sempre. Conto com seu apoio. Tenha certeza que o futuro é agora.”
Professor Adriano (PT): “Boa tarde, meus amigos jaboticabalenses. Convido vocês a vir comigo, trazendo uma gestão em parceria com o governo Lula e vice-presidente Alckmin, com BNDES, para que podemos fazer de Jaboticabal uma cidade que vá crescer realmente, podendo a toda uma população para um bicentenário com melhor qualidade de vida, com mais respeito, com mais saúde, com mais esporte e com mais lazer para todos.”
Professor Emerson (MDB): “Meu amigo e minha amiga de Jaboticabal, você me deu a oportunidade em 2020 de caminhar, acreditou no meu trabalho e acreditou na minha honestidade e no meu arregaçar de mangas, exatamente o que eu prometi pra vocês: muito trabalho. Conseguimos solucionar o problema da água, zeramos a fila de mamografia, avançamos na saúde e sabemos que temos que avançar muito mais. Temos agora o nosso AME e vamos fazer com que a nossa saúde cresça e se desenvolva sempre com muito carinho, com muito cuidado e ouvindo você. Você participou do nosso governo, você olhou pra gente, as nossas escolas melhoraram muito o material escolar, as nossas creches tiveram as filas zeradas durante três anos consecutivos e daí pra frente nós conseguimos ampliar ainda mais a rede de atendimento escolar. Material escolar de qualidade e estamos agora com novas propostas. Com a dra. Andréa e eu, nós vamos caminhar, junto de você, pra resolver os problemas que Jaboticabal precisa. Porque com trabalho e confiança, Jaboticabal avança.”
Professor João Roberto (Rede): “Caros eleitores, o legado que quero deixar para Jaboticabal se confunde com a minha essência, ou seja, respeito à família, respeito às pessoas e respeito às coisas públicas. Me sinto preparado para exercer o cargo de prefeito em função dos cargos públicos que exerci ao longo de minha vida e conto agora com a experiência da minha vice Sensei Simone. Temos um propósito, ou seja, de ressignificar o verdadeiro papel de nossa cidade. Em 2028, estaremos completando 200 anos e queremos colocar Jaboticabal novamente no seu lugar. Para isso, conte conosco, conte com João Roberto, Sensei Simone, número 18.”
Próximo debate do g1, acidade on e CBN
O próximo debate realizado pelo g1 Ribeirão Preto e Franca com o portal acidade on e a Rádio CBN Ribeirão será com candidatos à Prefeitura de Bebedouro (SP), no dia 4 de setembro, às 14h30, com transmissão ao vivo em pool pelos veículos de comunicação do Grupo EP.
Veja calendário de debates na região:
04/09 – Bebedouro
11/09 – Barretos
18/09 – Sertãozinho
VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca

Adicionar aos favoritos o Link permanente.