Calorão entra em nova fase com risco de tempestades severas no RS, alerta Metsul

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta sobre uma nova fase da onda de calor que atinge o Sul do Brasil, o Uruguai e o Centro da Argentina. A combinação de ar quente e úmido de origem tropical deve favorecer a formação de tempestades isoladas a partir da tarde e noite desta terça-feira (25), com risco aumentado no Rio Grande do Sul.

A previsão indica a possibilidade de temporais diários até o fim de semana, com potencial para chuva intensa, rajadas de vento e granizo de variados tamanhos. A instabilidade atmosférica será causada por uma forte convecção, um fenômeno que ocorre quando o ar quente e úmido sobe rapidamente, resfriando-se em camadas superiores e formando nuvens de grande desenvolvimento vertical, conhecidas como Cumulonimbus.

Essas nuvens são responsáveis por tempestades severas, que podem causar danos localizados, como alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica. O risco aumenta em áreas urbanas, onde a drenagem é deficiente, e em locais com temperaturas mais elevadas, que favorecem vendavais isolados.

Granizo e vento forte são as principais ameaças

Além da chuva volumosa em curto período, há risco significativo de granizo, que pode prejudicar plantações, veículos e estruturas residenciais. Na semana passada, o fenômeno causou prejuízos em plantações no Sul do estado.

Segundo a MetSul, as tempestades serão isoladas, o que significa que algumas cidades poderão ser severamente afetadas, enquanto outras próximas podem não registrar nenhum evento significativo. A previsão de tempestades fortes só pode ser feita com maior precisão em curto prazo, por meio de dados de satélites, radares e sensores de raios.

Instabilidade deve se intensificar nos próximos dias

A tendência é de que a instabilidade aumente ainda mais na segunda metade da semana, impulsionada por um corredor de umidade vindo da Amazônia. Esse fenômeno vai atingir o Rio Grande do Sul, o Centro e o Nordeste da Argentina e o Uruguai, tornando a atmosfera ainda mais propícia à formação de tempestades severas.

Modelos meteorológicos apontam que a energia potencial disponível para convecção (CAPE) deve ser muito mais alta entre a tarde de quinta-feira (28) e o próximo fim de semana, aumentando o risco de eventos extremos, como chuvas torrenciais e vendavais intensos.

Fonte: Metsul Meteorologia

Onda de calor entra em nova fase com tempestades diárias e fortes

The post Calorão entra em nova fase com risco de tempestades severas no RS, alerta Metsul appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.