Faixa-preta de Jiu-Jitsu, Rafael Negretty realiza palestras motivacionais para inspirar pessoas

Faixa-preta da academia da lenda da arte suave Zé Mário Sperry, Rafael Negretty sempre foi um apaixonado pelas artes marciais e por competir. No entanto, em 2013, sua vida correu um sério risco. O lutador sofreu um grave acidente de moto e ficou cerca de seis meses numa cama sem os movimentos das pernas. Mas ao invés de ceder a adversidade, o atleta viu neste momento uma chance única.

Após uma recuperação plena, Rafael voltou às competições de Jiu-Jitsu, Grappling e MMA. Mas além da luta dentro do tatame, Negretty decidiu investir em palestras para contar tudo o que passou e ser uma espécie de espelho. Em cerca de 12 anos nesta atividade, o faixa-preta inspira pessoas que também passaram por grandes problemas em suas vidas a não desistirem dos seus sonhos.

“Depois que eu sofri o acidente, eu voltei a competir profissionalmente. As coisas estavam – e continuam – indo bem, mas eu achei que poderia ir além com a minha história de vida. Eu passei por vários hospitais, enfrentei cirurgias e cheguei a ter a minha carreira de atleta colocada em dúvida. Muitas pessoas passam por isso, e elas não conheciam ninguém que tivesse enfrentado e superado o que eu superei. Quando descobriram a minha história de vida, essas pessoas passaram a me procurar. Foi então que eu decidi começar a dar palestras e levar a minha história de resiliência e superação para mais pessoas”, explicou, antes de completar.

“A minha intenção com essas palestras é motivar as pessoas e ajudá-las tanto na vida pessoal quanto profissional. O Jiu-Jitsu é um esporte que exige muito, não apenas na questão física, mas também tem o lado emocional. Eu tive que virar a chave para virar atleta profissional, tive que superar todas as dores diárias que eu sofro para encarar os treinamentos, então é isso que eu passo para as pessoas. Quero mostrar a elas que é possível enfrentar os obstáculos da vida, mas que elas precisam ter força e resiliência. E isso vale para a vida pessoal e também profissional”.

Apesar de ser um atleta profissional, Rafael afirmou que sua ideia não é apenas ajudar quem tem o alto rendimento como profissão. A proposta do lutador é mostrar que superar momentos difíceis e seguir em frente também é algo que qualquer pessoa pode conseguir.

“O lutador profissional também é um trabalhador. Ele acorda cedo e precisa se empenhar nos treinamentos para alcançar o sucesso. Não é diferente de um trabalhador comum, que acorda cedo todos os dias e encara as batalhas do dia a dia pensando em um futuro melhor. Eu faço esse paralelo nas minhas palestras. O trabalhador também quer vencer. No final do dia ele quer conquistar a medalha – no caso deles o salário – para sustentar a sua família. Mas para isso, eles precisam se empenhar, se doar, e ter resiliência”, contou.

Em anos de palestra e disseminando tudo que precisou passar para voltar a competir, Rafael presenciou momentos delicados levados por pessoas que buscavam ajuda. O lutador, inclusive, revelou um caso sério em que suas palavras foram fundamentais para salvar uma vida.

“Meu grande objetivo é inspirar, motivar e ajudar essas pessoas. Teve uma pessoa que foi na minha palestra e estava com depressão. Depois da palestra ela me disse que estava pensando em se suicidar, mas que a minha palestra ajudou ela a superar esse momento da vida dela. Sem dúvida essa foi uma das grandes vitórias da minha vida”, concluiu.

O post Faixa-preta de Jiu-Jitsu, Rafael Negretty realiza palestras motivacionais para inspirar pessoas apareceu primeiro em Sportbuzz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.