Mais de 19 mil famílias afirmam não ter condições de pagar suas dívidas no AC, aponta pesquisa


Estudo divulgado pela Fecomércio-AC também mostra que mais de 45 mil famílias estão inadimplentes, índice que não era atingido desde julho do ano passado. Inadimplência atingiu 38,8% das famílias acreanas em julho
Odair Leal/Sesacre
Uma pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio-AC) aponta que mais de 19 mil famílias do Acre afirmam não ter condições de pagar suas dívidas na data de vencimento.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), o número equivale a 16,3% dos núcleos familiares do estado.
Ainda segundo a PEIC, mais de 45 mil famílias estão inadimplentes, índice que não era atingido desde julho do ano passado. Este índice corresponde a 38,8% das famílias acreanas.
Na Ponta do Lápis: Economista dá dicas de como fazer uma renda extra na Expoacre
De acordo com a Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin), está inadimplente aquele que não cumpre obrigações financeiras no vencimento acordado, ou seja, está em atraso com seus pagamentos. Já o endividado é quem assume compromissos financeiros de curto, médio ou longo prazo. Por exemplo, empréstimos, financiamentos, parcelamentos.
Neste sentido, ainda de acordo com a pesquisa, 76,8% das famílias eram consideradas endividadas em julho no estado. Segundo a Fecomércio, este é o menor índice desde março de 2024.
LEIA MAIS:
Acre teve mais de 15 mil empresas inadimplentes em abril, diz Serasa
Inadimplência da população adulta cresce no Acre em abril e se aproxima de 44%, diz Serasa
A porcentagem de famílias endividadas no Acre é menor que a média nacional, que é de 78,5%.
“Tal como nas demais unidades da Federação, a principal dívida das famílias acreanas está no cartão de crédito, financiamentos diversos e empréstimos, com redução no uso do cheque especial” ressaltou o assessor da presidência da Fecomércio, Egídio Garó.
VÍDEOS: g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.