João Fonseca merece gritos de apoio, mas tênis não é futebol

Torcida brasileiro não se comportou bem nos jogos de João Fonseca

João Fonseca chegou para movimentar o cenário do tênis mundial. A bolha estourou faz tempo, e o brasileiro não mais se restringe ao país que tanto sente falta de um ídolo na modalidade. A joia carioca se tornou o principal assunto do circuito, frase essa dita pelo astro Novak Djokovic. Seja nas quadras em que está jogando, mas também fora delas com muito apoio e torcida.

Mas um fato chamou atenção durante o Miami Open. O comportamento da torcida brasileira não foi legal. Dizer isso num momento de extrema alegria por termos João Fonseca em grande fase pode parecer chato e exagerado da minha parte. Mas o que poucos sabem é que o tênis tem um código de ética para jogadores e torcedores. Gritar durante um ponto não fica legal, não pega bem e prejudica todo mundo.

Um dos pontos principais do código de ética é o silêncio dos torcedores durante a partida. E não foi isso que aconteceu na participação de João Fonseca no Miami Open. O jogo contra Alex de Minaur chamou bastante atenção. Claro que ganhar de um top dez do circuito mundial seria incrível e faria o Hard Rock Stadium vir abaixo. A empolgação é mais do que justa para um país que não vibrava tanto desde Guga.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por SportBuzz (@sportbuzzbr)

João Fonseca ainda vai movimentar muita gente

Mas a torcida atrapalhou Alex de Minaur. Tênis não é futebol! Vaiar a entrada do australiano, gritar na hora do saque ou se manifestar durante o primeiro e o segundo serviço não foram atitudes legais. Podemos entender que muitos estão conhecendo o esporte agora, já que o Brasil é um país que torce por resultados e não pelo atleta. Mas quando se está na arquibancada é necessário entender as regras daquele espaço.

De Minaur reclamou diversas vezes com o árbitro de cadeira, que fez de tudo para segurar os brasileiros. Até em português o recado foi dado. E quando se tem um comportamento inadequado, a tendência é que isso gere respostas. Foi o que o tenista australiano fez depois de derrotar João Fonseca. Escreveu Rio Open na lente da câmera e recebeu mais vaias no Hard Rock Stadium.

João Fonseca é uma realidade e vai brilhar em muitas quadras mundo afora. E o tenista terá sempre a companhia e o apoio de milhares de torcedores. A joia carioca merece muitos gritos, aplausos e reverências, mas o esporte está acima de tudo isso. É necessário respeitar as regras do tênis e os adversários do brasileiro. Ao mesmo tempo dá para vibrar e apoiar. É só fazer isso nos momentos certos! Imagina se fosse com o Djokovic…


 

O post João Fonseca merece gritos de apoio, mas tênis não é futebol apareceu primeiro em Sportbuzz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.