Parceria entre Secretaria de Saúde de Lajeado e Hospital Israelita Albert Einstein amplia cobertura vacinal

A Secretaria da Saúde de Lajeado (Sesa) e o Escritório de Excelência Einstein, do Hospital Israelita Albert Einstein (considerado um dos melhores hospitais do Brasil), realizaram uma parceria para aumento da cobertura vacinal, do Programa Nacional de Imunização (PNI). Durante a parceria foram realizadas diversas ações e a meta de ampliação da cobertura vacinal foi superada. A apresentação dos dados foi realizada nessa quinta-feira, 03/04, no Hospital Bruno Born.

Encerramento da parceria – Autoridades e representantes do Albert Einstein
Encerramento da parceria

A meta estabelecida na parceria foi aumentar em até 10% a cobertura vacinal do PNI, que está abaixo da meta do Ministério da Saúde, na população de 0 a 17 anos e gestantes, no município de Lajeado em 12 meses.

Os resultados da parceria foram o aumento de 10% na cobertura vacinal mensal em crianças menores de 5 anos (de 91% para 101%), o aumento de 25% na cobertura vacinal mensal em adolescentes (de 40% para 65%), o aumento de 10% na cobertura vacinal mensal em população de 0 a 17 anos (de 81% para 91%), e o aumento de 24% na cobertura vacinal mensal em gestantes (de 71% para 95%). Os dados levam em consideração a média antes e durante a parceria, de março de 2023 a fevereiro de 2025. (Clique aqui para acessar a apresentação dos dados).

A consultora de projetos do Escritório de Excelência do Hospital Israelita Albert Einstein, Adriana Cristina Dornellas, ressalta que foi um projeto muito importante para o município e que os dados aqui conquistados serão um exemplo para outros municípios.

– Lajeado vai poder contribuir com a melhoria da saúde pública a partir destes resultados obtidos. São ganhos que vão muito além de números. Houve ganhos no desenvolvimento profissional, de aprimoramento e aproximação da equipe. É um projeto que agrega para o desenvolvimento de muitas outras ações no município no futuro. Esses resultados também servem de exemplo para os nossos projetos futuros com outros municípios – destaca Adriana.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, avalia que a parceria mostrou que é preciso pensar em estratégias diferentes para alcançar resultados diferentes.

– Agora, vivemos um momento ainda mais desafiador do que quando o PNI foi criado. Na época, os altos índices de doenças, casos graves e óbitos faziam com que as pessoas buscassem o programa de imunização de forma autônoma e contínua. Hoje, nosso desafio é mostrar para a população que precisamos continuar vacinando, porque as doenças ainda existem, as bactérias e os vírus ainda estão circulando. E, se baixarmos a cobertura vacinal teremos a reintrodução dessas doenças. A parceria é de extrema importância para validar as nossas estratégias e evoluirmos juntos na ampliação da cobertura vacinal. Com a parceria, identificamos pontos de melhorias e vamos seguir nesta constante para manter e aumentar nossos índices – destaca Juliana.

Na apresentação dos dados, os vacinadores receberam premiações e reconhecimentos pelos índices atingidos durante a parceria.

Algumas ações da parceria:

– Março/24 – Início do projeto com a Secretaria de Saúde

– Julho/24 – Início da transferência de conhecimento e mentorias e Sessões de Aprendizagem

Virtuais mensais

– Agosto/24 – Campanha de abertura de postos aos sábados

– Setembro/24 – Ajustes no sistema de informações e relatórios e implantação do NPS (métricas) nas unidades de saúde.

– Outubro/24 – Parceria com a Secretaria de Educação

– Novembro/24 – Ampliação do atestado de regularidade vacinal e busca ativa das gestantes

– Dezembro/24 a Fevereiro/25 – Manutenção das ações

The post Parceria entre Secretaria de Saúde de Lajeado e Hospital Israelita Albert Einstein amplia cobertura vacinal appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.