Medalhista olímpica Larissa Pimenta desfila em caminhão do Corpo de Bombeiros no litoral de SP; VÍDEO


Judoca é natural de São Vicente (SP) e começou a praticar o esporte em uma escola pública da cidade. Ela foi recepcionada como a primeira brasileira a conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos de Paris. Medalhista olímpica Larissa Pimenta desfila com medalhas em São Vicente, SP
A judoca Larissa Pimenta, a primeira brasileira a conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos de Paris, na França, chegou em São Vicente (SP), cidade onde nasceu, neste sábado (10). A medalhista de bronze foi recebida pelos moradores e desfilou em cima de um caminhão do Corpo de Bombeiros.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Larissa subiu no pódio da categoria até 52 kg após vencer a italiana Odette Giuffrida, em 27 de julho. Além da conquista individual, a atleta voltou para casa com uma outra medalha de bronze, esta vencida pela Seleção Brasileira de judô na disputa por equipes mistas.
A esportista subiu no carro do Corpo de Bombeiros para um desfile com as medalhas. Acompanhada da mãe, Adriana, e da irmã, Letícia, a judoca acenou para a população e foi aplaudida (assista acima).
Larissa Pimenta subiu em um carro do Corpo de Bombeiros para um desfile com as medalhas em São Vicente (SP)
Murilo Tauro/TV Tribuna
O percurso da medalhista olímpica começou por volta das 17h e passou pelas principais ruas e avenidas do município. O destino do desfile em carro aberto foi a Prefeitura de São Vicente, onde Larissa vai conceder uma entrevista coletiva.
Mesmo antes de chegar na cidade, Larissa tinha recebido homenagens. Uma bandeira do Brasil foi hasteada no Morro dos Barbosas e um outdoor foi colocado na Avenida Antônio Emmerich. Nele, há uma foto da atleta no pódio com a frase: ‘Orgulho de São Vicente! Medalhista olímpica no judô’.
Larissa Pimenta chegou em São Vicente (SP) neste sábado (10)
Sílvio Luiz/Jornal A Tribuna
Bia Souza
A Baixada Santista tem outra medalhista olímpica. Na manhã deste sábado (9), a população de Peruíbe (SP) recebeu com festa a judoca Beatriz Souza. Criada na cidade, a atleta foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris.
Bia subiu no lugar mais alto do pódio após derrotar a israelense Raz Hershko, número 2 do ranking mundial, por waza-ari na decisão da categoria acima de 78 kg, em 2 de agosto. Assim como Larissa, ela também participou da conquista da medalha de bronze no judô por equipes.
Beatriz Souza exibiu as medalhas conquistadas nas Olímpiadas de Paris pelas ruas de Peruíbe
Diego Bertozzi/TV Tribuna
Quem é Larissa Pimenta
A atleta é natural de São Vicente e começou a praticar judô aos oito anos, em uma escola pública da cidade. Em um vídeo publicado no Instagram, Larissa contou que o início na modalidade foi incentivado pelos irmãos mais velhos.
“Eles começaram [a treinar] primeiro e quando chegavam em casa, queriam fazer lutinha comigo. Quando tive certa idade, pedi para minha mãe me inscrever na escola e foi quando tudo começou”, explicou a judoca.
Larissa tem 25 anos. Destes, 17 foram dedicados ao esporte. A irmã, Letícia Pimenta, disse ao g1 que a atleta também já conquistou vaga para participar do pan-americano de wrestling [luta olímpica], mas optou por se dedicar integralmente ao judô.
O principal golpe da judoca é o sode-tsuri-komi-goshi, uma técnica de projeção de quadril em que a lutadora realiza a pegada nas duas mangas do quimono do oponente e o arremessa ao solo usando o quadril como alavanca.
Larissa Pimenta
Kim Kyung-Hoon/Reuters
Superação
De acordo com Letícia, a irmã sempre foi muito incentivada pela avó, que morreu em 2015. Na ocasião, Larissa ficou muito abalada, mas usou o esporte para se reerguer.
“Toda competição, ela dedica [para a] minha vó. Minha vó tinha um sonho de ver a Larissa nas Olimpíadas e hoje sei que ela está lá, acompanhando tudo de cima”, disse em entrevista ao g1.
Vitórias
Além do bronze nas Olímpiadas, Larissa ganhou o primeiro ouro do judô brasileiro feminino em 2024 quando venceu o Grand Prix de Judô da Áustria. Na ocasião, ela celebrou a conquista enfatizando ser um ano olímpico. Ela é pentacampeã pan-americana pela modalidade.
Equipe de judô do Brasil medalha de bronze em Paris 2024. Em pé (esq. para dir.): Guilherme Schmidt, Leonardo Gonçalves, Bia Souza, Rafael Silva e Rafael Macedo. Agachados: Ketleyn Quadros, Willian Lima, Rafaela Silva, Daniel Cargnin e Larissa Pimenta
Miriam Jeske/COB
Olímpiadas
A estreia da atleta nas Olímpiadas foi em Tóquio, mas ela não subiu no pódio. Em Paris, Larissa conquistou duas medalhas de bronze, uma na categoria até 52 kg e outra por equipes mistas.
Na disputa individual, a atleta chegou às quartas de final no judô feminino. A luta contra a francesa Amandine Buchard foi amarrada, indo para o golden score. As duas tiveram punição, o que deixou a disputa ainda mais complexa para as atletas. Na reta final, Buchard conseguiu imobilizar a brasileira, a segurou por 10 segundos e venceu, conquistando a vaga para as semifinais.
Com a derrota, Larissa voltou ao tatame na repescagem. Ela garantiu a luta pela medalha de bronze ao vencer a alemã Mascha Ballhaus. Mais tarde, enfrentou a italiana Odette Giuffrida e conquistou o terceiro lugar da categoria até 52 kg de judô.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.