A espécie sihek, também conhecida como martim-pescador-de-Guam, voltou à natureza pela primeira vez em 36 anos. O pássaro ameaçado de extinção foi solto nas florestas tropicais do Atol de Palmyra, território dos Estados Unidos.

Pássaro ameaçado de extinção volta à natureza – Foto: Thomas Manglona/Reprodução ND
A soltura da ave aconteceu após trabalho realizado pelo Programa de Recuperação Sihek, iniciativa mundial colaborativa criada para restabelecer a espécie em sua terra natal, Guam.
De acordo com o The Herts Advertiser, nove pássaros jovens foram criados para a reintrodução na vida selvagem, sendo quatro fêmeas e cinco machos. O tratamento aconteceu ao longo de vários meses, no Zoológico do Condado de Sedgwick, nos Estados Unidos.
“Da incubação dos ovos à alimentação regular, criar esses pássaros desde filhotes indefesos até adultos com sua linda plumagem azul e laranja é um processo longo”, disse Claire McSweeney, uma das tratadores do pássaro ameaçado de extinção.

Tratadores ajudaram na soltura dos pássaros nos EUA – Foto: Thomas Manglona/Reprodução ND
Pássaro ameaçado de extinção foi solto em refúgio
Listado pela primeira vez como espécie ameaçada de extinção em 1982, o martim-pescador-de-Guam estava extinto na natureza desde 1988, devido a um predador invasor, a cobra-marrom-das-árvores.
Refúgio de peixes e vida selvagem dos EUA, o Atol de Palmyra foi selecionado como o local inaugural para a soltura de sihek na natureza porque é invasivo, ou seja, livre de predadores e totalmente protegido pelo Monumento Nacional Marinho das Ilhas Remotas do Pacífico.
Com a liberação do pássaro ameaçado de extinção, futuras solturas serão adaptadas, juntamente com a adoção de técnicas de monitoramento.