
TV Gazeta de Alagoas celebra 50 anos
Vivi Leão/g1
🎉📺Uma data para celebrar! A TV Gazeta de Alagoas completa neste sábado 50 anos. Meio século levando informação para os alagoanos através de seus telejornais, programas esportivos e de entretenimento. Com uma história de pioneirismo e liderança, a TV Gazeta mescla a sua trajetória com a dos alagoanos.
Um sonho que nasceu a partir de uma ideia visionária do ex-senador e governador de Alagoas, Arnon de Mello. Um planejamento que colocaria Alagoas na rota das grandes transmissões televisivas brasileiras. Um sonho que tornou-se realidade.
Em 27 de setembro de 1975 a TV Gazeta era inaugurada com um status revolucionário, sendo a primeira TV do Nordeste a receber sinal diretamente da Globo. Com programação também local e transmissão de alta qualidade para época, a Gazeta se consolidava entre as grandes emissoras do Brasil.
“O início da TV aqui em Alagoas tem o pioneirismo do senador Arnon de Mello, que colocou o estado no mapa da história. Até então, era o único estado do Brasil que não tinha uma televisão. É de uma importância realmente grande! De lá para cá, houve uma evolução tecnológica que transformou ao longo do tempo o fazer jornalismo”, disse a diretora de jornalismo da emissora, Maria Goretti.
Anrnon de Mello na inauguração da TV Gazeta
Arquivo
Padrão de referência de informação. Durante meio século, a TV Gazeta entrou na casa dos alagoanos e se reinventou durante décadas. Os anos de 2010 e 2012 foram marcados pelo lançamento das transmissões digitais e em alta definição. O diretor técnico da TV Gazeta, Jaime Fernandes, destacou o salto de evolução dado a partir dos novos aparatos tecnológicos.
“Desses 50 anos de TV Gazeta, já estou aqui há 40. Nessa época, a televisão era muito rudimentar, a gente começou com câmera preta e branca, e foi em 1982 que nós entramos com câmeras coloridas. A gente conseguiu evoluir muito. Antigamente, tinha que deslocar um caminhão de externa três horas antes de um ‘ao vivo’. Montar toda aquela parafernália para colocar o jornal no ar. Então, era uma demanda muito complicada, com a tecnologia hoje você consegue fazer um ‘ao vivo’ em questão de minutos”.
📺Jornalismo de qualidade
Apresentadores da TV Gazeta
Divulgação
O trabalho de qualidade vem também da formação de equipes de profissionais qualificados. Durante 50 anos muitos rostos passaram pelos corredores da TV Gazeta e muitos permanecem até hoje, formando um time campeão de profissionais.
Ao longo dos 50 anos, o trabalho jornalístico foi feito de forma ininterrupta, mesmo durante a pandemia e o período de lockdown. Os trabalhos nunca pararam.
“Essa é a missão do jornalista: levar informação. A gente passou por alguns momentos muito adversos, mas eu encaro eles como desafios. A pandemia foi um desses momentos. A gente estava na linha de frente, mas eu acho que a gente conseguiu fazer uma entrega boa nesse período, com muita garra. Perdemos alguns colegas, um sentimento de saudade que fica até hoje. Graças a Deus a pandemia passou, a esperança reacendeu”, disse Goretti.
Meio século registrando acontecimentos marcantes, com coberturas políticas, festivas e religiosas. Memórias que se eternizaram através de registros em matérias e ao vivos.
“Eu sempre cito a visita do Papa aqui em Maceió, em 1992. Foi um marco maravilhoso para toda a comunidade católica. A gente também teve as grandes coberturas das enchentes e campanhas de solidariedade. E a TV Gazeta está aí, acompanhando tudo, vivendo junto com quem mora em Alagoas”, completou a diretora de jornalismo.
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
Nas últimas cinco décadas, a TV Gazeta leva informação aos alagoanos, estando em todos os municípios do estado com os principais telejornais e programas esportivos: Bom Dia Alagoas, AL1, Globo Esporte e Gazeta Rural.
🖥️Uma nova era tecnológica, onde o telespectador pode interagir com os apresentadores através de envios de fotos, mensagens e vídeos.
“A tecnologia realmente veio para quebrar todo o processo. Até 2030, a gente tem expectativa de ter a TV 3.0, que é um negócio fantástico e vai ser a grande revolução da TV no futuro”, destacou o diretor de tecnologia da TV Gazeta.
📲E como a evolução não pode parar, todo conteúdo jornalístico da TV Gazeta hoje é transmitido em tempo real no g1 Alagoas. Unindo informação e tecnologia. Além das transmissões ao vivo, os programas ficam salvos em playslists no site e podem ser acessados e compartilhados a qualquer momento.
Coordenadora do g1 Alagoas, Michelle Farias destaca o trabalho de parceria jornalística do portal com a TV Gazeta.
“Desses 50 anos, o g1 está há 13 anos sendo o portal da TV Gazeta. Nesse tempo, muita coisa mudou. Hoje, você pode assistir aos telejornais de qualquer lugar, seja no computador, tablet ou celular. Nós conseguimos unir a tecnologia com a informação para manter o leitor e telespectador sempre bem informado. Nossa parceria com a TV Gazeta é muito forte, nós compartilhamos matérias, personagens, nos ajudamos bastante para que a informação chegue até o leitor de forma clara e objetiva”, disse.
A evolução faz parte da história da TV Gazeta e se mantém ativa e pulsante a cada ano que passa. Cinquenta anos de transmissão televisiva, de trabalho jornalístico e de entretenimento. Meio século de existência sendo referência de qualidade em Alagoas.
“A TV Gazeta é uma televisão que passa a contar a história de Alagoas, a fazer parte da histeria e a fazer a história de Alagoas”, destacou Maria Goretti”.
Arnon de Mello com os filhos Leopoldo e Fernando Collor
Arquivo
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Leia mais notícias da região no g1 AL



