
O primeiro fim de semana de setembro terá extremos climáticos em diferentes regiões do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para baixa umidade na área central do país, com índices que podem chegar a apenas 12%. Enquanto isso, o Norte segue com previsão de chuvas intensas no Amazonas, Rondônia, Acre e Mato Grosso.
Ventos costeiros atingem o litoral do Nordeste, com destaque para Fortaleza, e também áreas de Santa Catarina e Paraná. No Sudeste, a chegada de uma frente fria derruba as temperaturas e traz pancadas de chuva para o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Veja, a seguir, a previsão para cada região.
Sul
O sábado (6) deve ser chuvoso no Paraná e em Santa Catarina, com risco de pancadas moderadas a fortes, rajadas de vento e raios. No Rio Grande do Sul, o tempo fica firme, mas gelado, com chance de geada em áreas serranas.
No domingo (7), a instabilidade perde força no Paraná, enquanto em Santa Catarina o sol volta a aparecer na maioria do estado. No Rio Grande do Sul, novas áreas de instabilidade atingem o oeste e noroeste.
Sudeste
Uma frente fria avança e muda o tempo no litoral paulista e fluminense. No sábado, há previsão de chuva persistente nas praias de São Paulo, sobretudo na Baixada Santista e no Litoral Norte.
No Rio de Janeiro, o dia será de nebulosidade e possibilidade de chuva fraca à noite. Nas regiões do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira, o tempo segue sem chuva, mas com temperaturas mais baixas.
No domingo, a instabilidade continua no litoral de SP e RJ, com nebulosidade e chuva. No interior paulista e em Minas Gerais haverá sol, calor e tempo seco. No Espírito Santo, o fim de semana terá tempo firme, sem grandes variações de temperatura e de umidade.
Centro-Oeste
O clima quente e seco é preocupante em áreas da região, atingida pelos dois alertas de baixa umidade do Inmet, que indica variações entre 30% e 12%.
No sábado, pancadas isoladas podem atingir o sul de Mato Grosso do Sul e o noroeste de Mato Grosso, mas no restante o tempo segue firme e seco.
No domingo o calor aumenta, com máximas perto de 40 °C e baixos índices de umidade do ar, que aumentam os riscos para a saúde e de incêndios florestais.
Nordeste
A chuva e o vento se concentram nas áreas litorâneas – neste sábado, há risco de volumes elevados entre Sergipe e Rio Grande do Norte, enquanto o interior segue sob calor e baixa umidade.
No domingo, a instabilidade avança entre Bahia e Pernambuco, com chance de pancadas intensas. Fortaleza e áreas do litoral do Ceará enfrentam ventos costeiros que podem afetar a navegação e atividades pesqueiras.
Norte
Amazonas, Rondônia, Acre e parte do Mato Grosso registram chuvas intensas no sábado, enquanto Roraima e Amapá também podem ter precipitações, mas mais moderadas e localizadas. Tocantins e áreas do Pará seguem mais secas.
No domingo, a chuva continua no Amazonas e em Roraima, com tempo mais aberto em Rondônia e Acre.



