Casos de violência digital contra mulheres aumentaram 128% no AM em 2024

De acordo com a SSP-AM, o aumento nos registros refletem que as mulheres vítimas dos abusos digitais estão mais encorajadas a denunciar os crimes Violência digital contra mulheres no AM mais que dobra em 2024
O Amazonas registrou um aumento de 128% nos casos de crimes cibernéticos contra mulheres no ano passado em relação a 2023, indica a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-AM). De acordo com o consolidado, em 2024 foram registrados 526 casos, já no ano anterior o número foi de 230 ocorrências.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
De acordo com o órgão, esse aumento nos registros refletem que as mulheres, vítimas dos abusos digitais, estão mais encorajadas a denunciar os crimes. Segundo especialistas, os principais crimes cometidos são:
Ameaças
Injúrias
Calúnias
Difamações
Assédio Sexual
Vazamento de imagens
Perseguição
Extorsão
Compartilhamento de conteúdos sem autorização
Uma mulher, que não quis se identificar, relatou à Rede Amazônica que foi alvo de ataques virtuais em março do ano passado, quando seu ex-namorado criou um perfil falso nas redes sociais usando sua imagem para difama-la. Após a exposição indevida, a mulher procurou a Justiça para denunciar os crimes.
“Além dela criar um perfil falso meu, ela ficava comentando no seu perfil verdadeiro. Ela fez várias publicações no perfil dela falando inverdades sobre mim para denegrir minha imagem. A intenção ela deixou bem clara quando, inclusive, veio me ameaçar por mensagens, foi de acabar com a minha imagem, com a minha carreira”, contou a vítima.
De acordo com a delegada Patrícia Leão, da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), a violência digital é uma extensão dos abusos que ocorrem no mundo físico. A autoridade policial destaca que, mesmo na internet, os atos criminosos podem ser identificados e punidos.
“A vítima pode nos procurar, vamos averiguar. A pessoa pode ser um homem ou uma mulher, acha que pode fazer qualquer tipo de comentário ou perseguir aquela mulher, mas existem leis que regulam essas ações” , explicou a delegada.
PAIXÃO PSICÓTICA: Stalking de famosos pode ter elo com saúde mental, mas condição não é igual em todos os casos
‘STALKING’: Saiba quando a perseguição na internet se torna crime
Como identificar uma perseguição
‘Stalking’: saiba quando a perseguição na internet se torna crime
Perseguir uma pessoa on-line ou no mundo físico pode dar cadeia. Em abril de 2021, foi sancionada uma lei que incluiu no Código Penal o crime de perseguição, conhecido também como “stalking” (em inglês).
A pena para quem for condenado é de 6 meses a 2 anos de prisão, mas pode chegar a 3 anos com agravantes, como crimes contra mulheres.
As perseguições, no entanto, sempre ocorreram. Acontece que antes eram enquadradas em um artigo da Lei das Contravenções Penais e tinham como pena a prisão por 15 dias a dois meses, ou multa. “stalking” virou crime, com tipificação específica.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.