F1: FIA ameaça punições severas a pilotos por má conduta; entenda

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, órgão regulador da F1

A Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, não vive seu melhor momento na relação com os pilotos da Fórmula 1. Após uma série de decisões polêmicas e questionadas pelo grid em 2024, a nova temporada da F1 promete mais discordâncias e começou antes mesmo dos carros irem às pistas. Na última quarta-feira, 22, a divulgação do novo código esportivo gerou assunto.

Entre as modificações feitas no código para 2025, constou uma inclusão de um apêndice no artigo 12.2, com penas severas para os pilotos por má conduta. Assim, a nova regulação prevê punições aos competidores que falarem palavrões ou fizerem manifestações políticas e religiosas, além de ações com incitações de ódio ou perda para a própria organização.

FIA não irá tolerar má conduta e palavrões na F1

As punições têm níveis e começam com multas financeiras, mas podem escalar até uma suspensão de um mês e dedução de pontos no campeonato mundial. A medida não está restrita à F1, todas as competições sob regimento da FIA estarão submetidas ao novo código esportivo. Os valores de multas ao grid da Fórmula 1 irá variar entre 40 mil euros a 1 milhão de euros (R$ 247 mil a 6,18 milhões na cotação atual).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por SportBuzz (@sportbuzzbr)

A punição sobre o uso de palavrões está incluída em trecho citado no apêndice divulgado pela entidade no artigo 20. “Uso geral de palavrões (escritos ou verbais), gestos ou sinais que sejam ofensivos, insultantes, grosseiros, rudes ou abusivos e que possam ser percebidos como grosseiros ou mal-educados, ou que causem ofensa, humilhem ou sejam inadequados”, consta o código.

A aplicação das penas conta com três níveis, sendo o maior delas a suspensão e dedução de pontos. Contudo, a FIA garantiu que cada caso será avaliado de forma individual e com liberdade para o competidor a punição que os comissários acharem adequada. Sendo assim, a primeira pena aplicada a um piloto pode não ser, necessariamente, a mais branda.

A redução de palavrões na F1 é uma pauta levantada pelo presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem. O dirigente contou com declarações polêmicas sobre assunto, que gerou respostas de Lewis Hamilton, que alegou as falas do dirigente como infelizes, generalistas e preconceituosas, em certo ponto. No dia seguinte ao início dessa “campanha”, Max Verstappen foi punido por ter xingado durante uma entrevista coletiva.


 

O post F1: FIA ameaça punições severas a pilotos por má conduta; entenda apareceu primeiro em Sportbuzz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.