Defesa Civil de SP estende alerta para risco elevado de queimadas no Vale e região até sábado (14)


Os próximos dias continuarão quentes e secos, o que aumenta a possibilidade de incêndios. Operação de combate a incêndio em Bom Jesus dos Perdões (SP) chega ao segundo dia
Divulgação/Defesa Civil
A Defesa Civil de São Paulo estendeu o alerta para a possibilidade de queimadas na região do Vale do Paraíba até o próximo sábado (14). O novo alerta foi emitido na noite desta terça-feira (10).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com o órgão estadual, os próximos dias continuarão quentes e secos, o que aumenta a possibilidade de incêndios – neste momento, já há focos ativos em Campos do Jordão, Bom Jesus dos Perdões e São Bento do Sapucaí.
“Nos próximos dias, o Estado de São Paulo será dominado por um clima seco e estável. Sem previsão de chuvas, a atenção se volta para a elevação gradual das temperaturas, que trarão uma sensação de calor e um ambiente abafado em todo o território paulista”, informou a Defesa Civil.
“Como o tempo estará seco, os índices de URA devem cair no período da tarde, aumentando o risco para incêndios florestais, exceto na faixa litorânea. Por conta desse cenário, o risco de incêndios é elevado e requer atenção especial em áreas de vegetação seca devido ao risco para queimadas”, completou o órgão.
Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região tem máximas de até 36°C até o próximo fim de semana. Até na Serra da Mantiqueira as máximas estão altas – cerca de 30°C.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Orientações
Por conta do alerta, a Defesa Civil emitiu uma série de recomendações:
não colocar fogo em áreas de vegetação seca
não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias
não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo
não queimar lixo e não soltar balão
Em relação à saúde, a Defesa Civil informou que é indispensável a hidratação constante e proteção do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais quentes do dia. Além disso, é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.
Queimada em Taubaté, SP
Lucas Tavares/g1
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.