Venezuela: oposição quer convocar chanceler para esclarecer ao Senado postura do Brasil, diz Ciro Nogueira


O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente do PP, em imagem de 2021
Isac Nóbrega/PR
O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), vai propor a convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para explicar no Senado a posição brasileira sobre o que ele considera um “golpe” perpetrado pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
Ciro Nogueira criticou a nota divulgada pelo partido do presidente Lula, o PT, reconhecendo a reeleição de Maduro.
“Aqui, o PT chama quem questiona eleição de golpista. Golpista é o PT que apoia ditador e eleição golpeada”, afirmou o senador Ciro Nogueira ao blog.
O parlamentar afirmou que vai apresentar o requerimento de convocação de Vieira no retorno dos trabalhos do Legislativo, nos próximos dias.
O senador declarou que o chanceler precisa “explicar o inexplicável” aos senadores. Em sua opinião, o governo Lula não reagiu como deveria “perante um golpe perpetrado por Maduro em sua ditadura na Venezuela”.
Em outras ocasiões, posições de Lula a favor de Nicolás Maduro acabaram repercutindo mal junto à população, contribuindo para a queda na aprovação do governo do petista.
Como a relação de Lula e Maduro murchou
Nas últimas semanas, porém, Lula tem mudado o tom em relação ao presidente venezuelano. Disse ter se assustado com as declarações de Maduro de que haveria um “banho sangue” se ele não vencesse as eleições.
Agora, orientou a divulgação de nota pelo Itamaraty cobrando a divulgação de dados desagregados e das atas das eleições para que o resultado seja confirmado e reconhecido, o que desagradou Maduro.
O próximo passo do presidente Lula será decisivo. Se ele vai acabar reconhecendo a vitória de Maduro, mesmo sem a divulgação das atas ou com atas sob suspeitas, ou se Lula vai acabar não endossando a reeleição do ditador venezuelano.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.