Somente municípios com mais de 200 mil eleitores avançam para a segunda rodada de votações, se nenhum candidato garantir mais de 50% dos votos no primeiro turno. Na Bahia, apenas outras três cidades se qualificam para esta etapa. Imagem aérea de Camaçari
Divulgação/Prefeitura/José Carlos Almeida
A cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, poderá levar as eleições para um segundo turno pela primeira vez em 2024. Isso porque, de acordo com a Constituição Federal, a segunda rodada de votação é válida apenas para municípios com mais de 200 mil eleitores, número que foi atingido pelo município neste ano, segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
Os eleitores serão obrigados a voltar às urnas, caso o primeiro turno se encerre sem que um candidato consiga mais de 50% dos votos.
Confira a página de Eleições 2024 do g1 Bahia
Na Bahia, outros três municípios possuem essa prerrogativa: Salvador, com 1.976.477 eleitores, Feira de Santana (426.556) e Vitória da Conquista (254.697). Camaçari é o quarto maior colégio eleitoral do estado, com 205.865 eleitores. Em todo o estado, são mais de 11 milhões de títulos emitidos registrados pelo TRE-BA.
Conforme registro na Justiça Eleitoral, a disputa pela prefeitura será entre seis candidatos. Conheça os postulantes:
Caetano (PT)
Caetano é o candidato do PT à Prefeitura de Camaçari
Divulgacand
O ex-prefeito Caetano (PT) representa a “Coligação da Mudança”, com os partidos Avante, PSB, PSD, Solidariedade, PODE e a federação composta por PT, PCdoB e PV. O político comandou a cidade por dois mandatos consecutivos (2005-2012) e agora tenta voltar ao comando do Executivo municipal.
Cleiton (Novo)
Cleiton é o candidato do partido Novo à Prefeitura de Camaçari
Divulgacand
Sem coligações, o partido Novo oficializou a candidatura de Cleiton à prefeitura da cidade. Ele é natural de Camamu e tem Ensino Superior completo. Aos 37 anos, o postulante vai disputar uma eleição pela primeira vez.
Cleiton Santos (PCO)
Cleiton Santos é o candidato do PCO à Prefeitura de Camaçari
Divulgacand
Também sem alianças com outras legendas, o Partido da Causa Operária (PCO) será representado por Cleiton Santos. O jovem de 24 anos é mais um a estrear como candidato em eleições para cargos públicos em 2024.
Flávio (União)
Flávio é o candidato do União Brasil à Prefeitura de Camaçari
Divulgacand
O candidato apoiado pelo atual governo é o vereador Flávio (União), de 44 anos. Ele encabeça a coligação batizada como “Pra Frente Camaçari”, formada por União, PP, PRD, PL, PDT, Republicanos e pela federação PSDB/ Cidadania. O político é também fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.
Lazinho (PMB)
Lazinho é o candidato do PMB à Prefeitura de Camaçari
Divulgacand
Lazinho é o nome do Partido da Mulher Brasileira (PMB) no pleito de 2024. A legenda está entre as que não formaram coligações na cidade. Em 2016, o político tentou se eleger vereador, mas não conseguiu êxito nas urnas.
Oswaldinho (MDB)
Oswaldinho é o candidato do MDB à Prefeitura de Camaçari
Divulgacand
O MDB tem como candidato Oswaldinho, de 51 anos. A sigla não formou coligações para esta eleição. Será a primeira participação do político na disputa pelo Executivo. Em 2004 e 2012, ele tentou uma cadeira na Câmara Municipal, mas ficou como suplente nas duas ocasiões.
Calendário eleitoral
Eleições em 2024 acontecerão em 6 de outubro
Justiça Eleitoral
O primeiro turno das eleições de 2024 acontecerá em 6 de outubro. Nas cidades em que a disputa avançar para o segundo turno, a votação será no dia 27 do mesmo mês.
Até lá, os eleitores podem acompanhar os candidatos por meio da propaganda eleitoral, planos de governo, debates e entrevistas, além da cobertura especial na Central de Eleições da Rede Bahia.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Vídeos das Eleições 2024 na Bahia
Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
Adicionar aos favoritos o Link permanente.