Um novo aplicativo foi criado para facilitar a rotina dos motoristas que acessam a Portonave, Terminal Portuário de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, e agilizar a entrada e saída de contêineres.
Chamada “Siga em Frente”, a ferramenta foi lançada pela empresa no Dia do Motorista, 25 de julho, juntamente com a distribuição de brindes para os condutores. Em duas semanas, 1.958 downloads já foram registrados.

Portonave lança aplicativo para ajudar motoristas que passam pelo local – Foto: Portonave/ Divulgação
Conforme a Portonave, cerca de 2 mil acessos de caminhões são contabilizados diariamente no local, chegando a picos de mais de 3 mil. Por meio do software, os procedimentos podem ser feitos on-line.
Veja funcionalidades do aplicativo da Portonave
No aplicativo, o motorista pode fazer e consultar todos os agendamentos, além de acompanhar as etapas da operação em tempo real e verificar a localização de armazenagem ou retirada do contêiner.
Também é informada a necessidade de processos complementares na ferramenta, como inspeção de scanner, obrigatória para todas as entradas e saídas de contêineres vazios, tanques, exportações da Europa e África e as importações indicadas pela Receita Federal do Brasil (RFB).

Aplicativo deve agilizar a entrada e saída de contêineres do local – Foto: Portonave/ Divulgação
Outras funções para o motorista são a possibilidade de realizar treinamentos obrigatórios, ler comunicados e notícias da empresa, gerar relatório das visitas, manter seus dados atualizados, descobrir as melhores rotas para chegar ao Terminal de acordo com sua localização.
A necessidade de ir ao atendimento presencial é reduzida, pois o app conta com funcionalidades como a assinatura documentos de forma digital, os alertas e notificações dos agendamentos e o acesso a um canal de atendimento exclusivo.
Segundo a empresa, novas funcionalidades devem ser adicionadas em futuras atualizações do aplicativo. A criação do software visa a inovação, com a busca por soluções inteligentes em prol da eficiência das operações.