‘Enem dos concursos’: filas e atrasos marcam manhã de provas em Belém; ‘ainda dava para entrar’, lamenta candidato


Pará tem o maior número de inscritos da região Norte. Candidatos que chegaram atrasados não conseguiram realizar a 1º etapa das provas. ‘Enem dos concursos’: filas marcam realização de prova e pessoas chegam atrasadas, em Belém
Wilk Dias/TV Liberal
A entrada para a realização da prova do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos concursos”, foi marcada por filas na manhã deste domingo (18), em Belém, na capital Pará. Alguns candidatos chegaram atrasados e não conseguiram realizar a 1º etapa das provas.
Este é o maior concurso da história do país e a região norte, exclusivamente o Pará, tem o maior número de inscritos com mais de 117 mil candidatos.
Uma grande fila foi registrada por volta de 8h da manhã em frente a uma instituição de ensino superior, localizada no bairro do Umarizal, em Belém. A organização era para entrar no local de prova.
Alguns candidatos que chegaram após o período de fechamento dos portões não conseguiram entrar e realizar a prova.
“Eu sabia que começava 9h a prova, eu cheguei às 8h38. Acredito que ainda dava pra poder entrar. Mas não tá perdido nada. Ainda tem a prova da tarde”, declarou o Biólogo Paulo Henrique.
Segundo o edital do CNU, todos os candidatos precisam fazer as duas avaliações, de manhã e à tarde. Os portões abriram 7h30, no horário de Brasília (DF) e fecharam às 8h30.
A prova termina às 11h30 e haverá um intervalo, quando os candidatos poderão sair para almoçar. Já n período da tarde, os portões reabrem às 13h e a prova começa às 14h.
Outro candidato que também se atrasou em Belém, iria fazer a prova para disputar uma vaga voltada para o ensino médio. Segundo ele, é frustrante perder esse momento.
Motorista Paulo que chegou atrasado e não entrou para fazer o CNU em Belém
Wilk Dias/TV Liberal
“A gente se prepara 3 meses e meio pra chegar aqui e o cara fechar o portão e dizer que acabou. É difícil! Eu vou embora, perdi a prova.” declarou o motorista Antônio.
Além de Belém, outras 17 cidades paraenses estão aplicando a prova. Confira:
Altamira
Ananindeua
Belém
Bragança
Breves
Cametá
Itaituba
Marabá
Monte Alegre
Oriximiná
Paragominas
Parauapebas
Redenção
Santana do Araguaia
Santarém
São Félix do Xingu
Tucuruí
‘Enem dos concursos’: datas, locais de prova e folha de respostas
Desde que foi anunciado pelo governo federal, em setembro do ano passado, o exame sofreu uma série de mudanças. A principal delas foi no cronograma.
Inicialmente, as provas seriam aplicadas em 5 de maio, mas foram adiadas dois dias antes por causa da chuva histórica que atingiu o Rio Grande do Sul.
Esquema de segurança
Com mais de 2 milhões de inscritos, essa é a primeira vez que uma seleção reúne mais de 6 mil vagas para 21 órgãos federais.
Para garantir a segurança do exame, a Força Nacional de Segurança Pública atuará em oito estados, incluindo o Pará.
Em frente a uma universidade da capital, foi registrada agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) ajudando na orientação do trânsito.
Além disso, cerca de 2 mil agentes de segurança pública, entre efetivo locais e reforço, estão mobilizados para as ações na logística de distribuição das provas e durante o certame, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).
Segup coordena Operação CPNU em municípios no Pará.
Rodrigo Pinheiro/Agência Pará
As atividades de segurança iniciaram a partir das 6h30 com a ativação dos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual e Regionais, que vão garantir o acompanhamento desde o início da logística de escolta das provas feita pela Polícia Militar, que monitora o deslocamento dos malotes das provas, até os locais onde serão aplicadas.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
O monitoramento ocorre até a finalização das provas e a escolta reversa, que é o retorno dos malotes de provas até a central onde ficarão armazenadas e posteriormente encaminhadas ao Estado onde serão corrigidas.
Os locais de prova estão contando ainda com detectores de metais e de ponto eletrônico. No momento em que todos estiverem nas salas de prova, serão coletadas as digitais dos candidatos e será feito exame grafológico (assinar e escrever uma frase com sua caligrafia).
Fornecimento de energia
Mais de 500 profissionais da Equatorial Pará estarão mobilizados em todo o estado para garantir a continuidade do fornecimento de energia nos locais das provas e o restabelecimento no menor tempo possível em caso de interrupção.
Entre as ações realizadas, a empresa fez previamente inspeção e realização de testes de tensão em subestações prioritárias e os desligamentos programados serão suspensos no dia prova.
Cronograma do concurso
Na última sexta-feira (9), o Ministério da Gestão retificou os oito editais do concurso. Algumas datas do cronograma foram alteradas porque coincidiam com o fim de semana das eleições municipais, em outubro.
A nova programação ficou assim:
Aplicação das provas: 18/08
Divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h): 18/08
Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20/08
Disponibilização da imagem do cartão-resposta: 10/09
Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 08/10
Envio dos títulos: 9 e 10 de outubro
Previsão de divulgação dos resultados finais: 21/11
Início da convocação para posse e cursos de formação: janeiro/2025
Raio-X dos candidatos
O Ministério da Gestão informou que 31.050 pessoas desistiram do concurso e solicitaram o reembolso da taxa de inscrição. Com isso, o raio-X dos candidatos – divulgado em fevereiro – sofreu algumas mudanças.
👫 O total de inscritos confirmados é de 2.114.128. Desses, 1.118.404 são mulheres e 925.741 são homens.
Brasília segue sendo a cidade com mais inscritos, com um total de 195.687.
Outro fato curioso é que moradores de 5.555 municípios diferentes vão participar do exame, ou seja, apenas 10 cidades brasileiras não tiveram inscritos.
LEIA TAMBÉM
‘Enem dos concursos’: candidatos paraenses compartilham expectativas para prova: ‘Estou nessa vida de concurseira há três anos’
‘Enem dos concursos’: mais de 117 mil candidatos devem fazer a prova no PA
Perfil dos candidatos do “Enem dos concursos’
g1
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.