Enem dos Concursos: candidatos chegam de madrugada aos locais de prova no Acre


Portões abriram às 5h30 e fecharam às 6h30 no estado acreano. Provas são aplicadas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no interior. Candidatos chegam cedo aos locais de provas no Acre
Júnior Andrade/Rede Amazônica Acre
Para não perder o horário neste domingo (18) e chegar cedo ao local de provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), a autônoma Lilia Mendes acordou várias vezes na noite com medo de não ouvir o despertador e se atrasar. Em entrevista à Rede Amazônica Acre, ela contou que dormiu pouco.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
“Passei à noite vigiando o despertador pra não perder o horário. Foi uma noite agitada porque a gente fica com o psicológico preparado para acordar um horário, não acorda e não dorme direito”, explicou.
Lilia é uma das 17.574 pessoas inscritas no ‘Enem dos Concursos’ no Acre, onde os portões abriram às 5h30 e fecharam às 6h30.O fuso horário do estado é de duas horas a menos que o horário de Brasília. Isso significa que as provas que iniciaram às 9h na maior parte do país, começaram às 7h na região. (Confira mais detalhes abaixo)
Na parte da tarde, os portões vão abrir às 11h, horário local, fecham ao meio-dia e as provas começam às 12h30 com duração de três horas e meia. As provas estão sendo aplicadas em dois municípios: Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
Lília Mendes disse que não conseguiu dormir bem com medo de perder o horário
Júnior Andrade/Rede Amazônica Acre
A jovem chegou às 5h na Escola Estadual José Rodrigues Leite, no Centro de Rio Branco. Ela contou que, mesmo que a pessoa tenha estudado, o horário de abertura dos portões no estado acreano dificulta muito na concentração.
“Você fica com ansiedade, o psicológico fica ali trabalhando 24h e você acaba se prejudicando. Você está preparado, mas sua cabeça fica agitada demais e a gente acaba se desconcentrando”, lamentou.
Também autônomo, Deibson Santana da Silva mora em Xapuri, interior do Acre, e chegou na capital, local da prova, na noite de sábado (17). Ele disse que descansou pouco da viagem. “A viagem foi boa, a expectativa é de ter um bom resultado na prova. [Acordar cedo] por um bom motivo é ótimo, conseguir um bom resultado. Não me imaginei acordando três horas da manhã pra fazer uma prova”, brincou.
Autônomo mora em Xapuri e chegou em Rio Branco para a prova na noite desse sábado (17)
Júnior Andrade/Rede Amazônica Acre
‘Enem dos Concursos’
Criado pelo governo federal em 2023, o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) é, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação, um modelo inovador para a seleção de servidores públicos. A partir de agora, as provas do exame, aplicadas de forma simultânea em todos os estados, serão o método utilizado para preencher os cargos públicos efetivos dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
‘Enem dos concursos’: vale a pena ‘chutar’ se não souber responder às questões do CNU?
O objetivo é promover igualdade de oportunidades, padronizar procedimentos na aplicação das provas e priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público.
💻 COMO ACESSAR O CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO – Para obter o cartão de confirmação, o candidato deve acessar a mesma página onde fez a inscrição. É necessário fazer login no endereço cpnu.cesgranrio.org.br/login com os dados da conta gov.br e clicar na Área do Candidato (veja o passo a passo abaixo).
📲 Se o candidato quiser levar o documento de identidade de forma digital, deverá acessar o aplicativo no momento da identificação que acontecerá na entrada da sua sala. Por isso, é importante que já tenha o aplicativo baixado no seu celular.
Portões dos locais de prova do ‘Enem dos Concursos’ são fechados
Leia também:
Veja COBERTURA AO VIVO e gabarito extraoficial no g1
‘Enem dos concursos’: veja o que é permitido levar no dia das provas
CNU: datas, locais de prova, perfil dos candidatos e folha de respostas; veja o que mudou até agora
O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos é de duas horas. Caso termine antes do tempo, aproveite para revisar as questões. Caso o candidato saia antes, será eliminado do concurso.
A Fundação Cesgranrio, banca responsável pela aplicação da prova, fornecerá aos candidatos envelopes porta-objetos para a guarda de materiais, bem como do telefone celular, que deverá ficar desligado durante toda prova. E não se esqueça de desativar eventuais alarmes.
Esse é o maior concurso da história do país em número de inscritos, passando dos 2 milhões em todo o Brasil. É que, pela primeira vez, uma seleção reúne mais de 6 mil vagas para 21 órgãos federais, com exames aplicados em todo o Brasil.
✅ O que levar no dia da prova
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
Cartão de confirmação de inscrição (recomendado);
Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala (recomendado);
‘Enem dos concursos’ acontece neste domingo (18) e provas começam mais cedo no Acre
🚫 O que não levar no dia da prova
Cópias de documentos, mesmo que autenticados;
Fotografias do documento;
Relógios;
Óculos escuros;
Acessórios de chapelaria;
Aparelhos de comunicação (de som, foto e similares);
Livros, manuais, apostilas e similares;
Sair da sala com o caderno de provas em nenhum dos dois turnos;
Qualquer tipo de comunicação com outro candidato.
🗓️ Cronograma
Aplicação das provas: 18/08 (domingo)
Divulgação dos cadernos de provas: 18/08, PDFs disponíveis após às 20h
Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20/08
Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta: 10/09
Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 08/10
Envio dos títulos: 9 e 10 de outubro
Previsão de divulgação dos resultados finais: 21/11
Início da convocação para posse e cursos de formação: Janeiro/2025
Colaborou o repórter Júnior Andrade, da Rede Amazônica Acre.
Reveja os telejornais do Acre

Adicionar aos favoritos o Link permanente.