Arara ferida é resgatada em rede de alta tensão no Nortão

A arara-canindé (ara ararauna) foi resgatada em meio a cabos de alta tensão, esta tarde, nas dependências da rua Jequitibá, na região central de Guarantã do Norte (230 quilômetros de Sinop). O caso foi relatado por moradores ao Corpo de Bombeiros. Conforme o boletim de ocorrência, foi apurado que o animal se encontrava sobre as fiações há várias horas e aparentava estar machucado.

Os militares realizaram a captura manualmente, com auxílio de uma escada. Durante verificação rápida, confirmaram que apresentava cortes nas pontas das penas, impedindo que a ave deixasse a localidade. Ela foi entregue aos cuidados da secretaria municipal de Meio Ambiente para tratamento.

De acordo com o instituto Arara Azul, essa espécie é considerada como a de menor tamanho, podendo atingir cerca de 86 cm e pesar entre 995 a 1380g. Ela está distribuída entre os biomas da Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Em decorrência de efeitos gerados pelo desmatamento e degradação dos habitats, o Instituto também avalia que a arara-canindé tem se adaptado ao meio urbano, especialmente em cidades com árvores frutíferas e locais de reprodução adequados.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.