Sola de tênis é produzida com redes de pesca abandonadas

Clique aqui e veja mais sobre a Revista Lançamentos

Redes de pesca abandonadas no mar estão servindo de matéria-prima para a produção de solas de tênis. O material, resgatado por pescadores do Rio Grande do Sul, é retrabalhado por uma cooperativa de artesãs de Pelotas/RS. Depois acaba sendo transformado no solado do sneaker Yankee Ocean, da Reserva Go – marca de calçados e acessórios da Reserva.

Depois de resgatadas do mar, as redes de pesca passam por um processo de corte. São recondicionadas e transformadas em cadarços e em parte da sola de borracha.

Redes de pesca e outros materiais reciclados

O processo de produção do Yankee Ocean conta com outros tipos de materiais reciclados. O cabedal do tênis é feito com tecido de náilon encorpado, a partir da coleta de garrafas PET usadas são limpas, desfeitas e reprocessadas para formar o tecido.

Já a biqueira, vista e traseira do tênis estão sendo produzidas de camurça certificada, enquanto as laterais de napa certificada. Todos materiais seguem práticas sustentáveis e acabam sendo escolhidos pela sua durabilidade.

Sneaker Yankee Ocean
Divulgação/Reserva Sneaker Yankee Ocean

Para completar, pequenos pedaços de bioplástico estão sendo usados na etiqueta e na sombra do “R” lateral do tênis, um material alternativo que tem menor impacto ambiental em relação aos plásticos convencionais.

De acordo com a Reserva, a aposta em materiais reciclados reflete a conscientização sobre a importância de preservar os recursos naturais. Além disso, a marca busca “dar o exemplo de como o reaproveitamento pode transformar descartes em peças únicas e cheias de propósito”.

“A coleção Yankee Ocean não só promove um design inovador e consciente, mas também integra de maneira prática e efetiva os princípios ESG em toda a sua cadeia de produção. Os materiais utilizados nos calçados asseguram o impacto ambiental e refletem nosso compromisso social”, afirma a head da Reserva, Emiliana Green.

O post Sola de tênis é produzida com redes de pesca abandonadas apareceu primeiro em Exclusivo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.