Campeão olímpico anuncia aposentadoria e desabafa: ‘Não quero…’

Arthur Zanetti comemorando título de campeão olímpico, em Londres, em 2012

Arthur Zanetti fez história nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Nas argolas, o paulista teve apresentação praticamente impecável e garantiu uma medalha inédita na história do Brasil na ginástica artística, que veio a se repetir com Rebeca Andrade. Aos 34 anos, o ex-ginasta afirmou que gostaria de dar sequência em sua carreira, mas o corpo já não respondia da mesma maneira.

“Chegou o ponto final na carreira de atleta. Por mim eu continuava muito mais tempo, mas tem que ter um bom senso, tanto da mente quanto do corpo. Eu decidi, é difícil, dar um basta nessa parte de atleta porque queria, mas o corpo tá falando, e vou respeitar, porque não quero outras lesões, não quero me tornar uma pessoa idosa que praticamente não consegue sair da cama por causa de dor”, disse Zanetti.

Zanetti foi o primeiro campeão olímpico brasileiro na ginástica

O campeão olímpico não negou que essa ideia já o rondava há algum tempo, mas 2024 foi um ano decisivo para tomar esse novo rumo na vida. “Já tava vindo, tava sempre naquela indecisão se parava ou não, mas aí o ano passado eu decidi, sentei com o Marcos (Goto, técnico), sentei com várias pessoas, minha família… e a gente decidiu que o melhor era parar pra seguir a vida de outro modo”, contou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por SportBuzz (@sportbuzzbr)

Presente em três Olimpíadas, Arthur Zanetti cravou seu nome na história do esporte mundial. Sua medalha de ouro em Londres teve um significado muito importante, já que o brasileiro foi o primeiro sul-americano a ser campeão olímpico na modalidade. Em 2016, no Rio, o paulista ficou com a prata e, em 2021, em Tóquio, já ficou de fora do pódio.

Segundo o medalhista, um ponto que foi crucial para sua aposentadoria foi uma cirurgia que teve em maio do ano passado. Em operação no braço esquerdo, ele expressou o desejo de continuar, mas percebeu que seu corpo não respondia da mesma forma. “Então, a cirurgia foi uma parcela, mas os últimos três anos foram um basta. Abriu os olhos: ‘Você já fez o que tinha que fazer, agora é olhar pra frente e fazer outra coisa pro bem da ginástica’”, pontuou.

Aposentado da vida de atleta, Arthur Zanetti revelou que não irá deixar a ginástica tão cedo. O paulista irá continuar no ginásio de São Caetano do Sul, onde treina desde os sete anos de idade, mas em nova função. “Tive a oportunidade, fui convidado aqui por São Caetano para começar a dar treino para escolinha. Era um dos meus objetivos ser treinador”, finalizou o campeão olímpico.


 

O post Campeão olímpico anuncia aposentadoria e desabafa: ‘Não quero…’ apareceu primeiro em Sportbuzz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.