Quatro exposições para você mergulhar na arte contemporânea no Centro de Floripa

O post é especial e dedicado aos amantes da arte contemporânea – e também para quem quer conhecer mais sobre esse gênero cultural. É que só no Centro de Florianópolis é possível fazer um tour e visitar exposições em quatro espaços culturais. E de graça!

A curadoria do roteiro é das mais finas e não poderia ser diferente vindo do jornalista e também artista (dos bons) Juliano Zonatelli.

Vem com a gente!

Galeria Mínima fica no Centro de Florianópolis. – Foto: Caio Cezar/Divulgação

Exposição “Casa-gente”

Até 28 de agosto a artista Diana Chiodelli, que mora em Chapecó, apresenta a instalação “Casa-gente” na Galeria Mínima, que fica junto ao Ponto Bar & Piadina. A instalação com ripas construídas a partir da forma triangular é unida a desenhos de nanquim e grafite por fios e pequenas bolsas de estopa preenchidas com terra. A obra toca em memórias afetivas que conectam a casa a quem vive nela e mantém a força dos trabalhos da artista na discussão sobre o gesto de habitar.

Com curadoria de Bruna Granucci e Fran Favero, a Galeria Mínima tem por premissa propor ao artista a ocupação do espaço com apenas um trabalho, trata-se de uma exposição individual de uma única obra. Esse projeto foi contemplado no Edital Lei Paulo Gustavo SC D + da Fundação Catarinense de Cultura em 2023.

Visitação até 28 de agosto de 2024 – de terça a sábado, das 18h às 00h
Local: Galeria Mínima – junto ao Ponto Bar & Piadina (Rua Victor Meirelles, 138, Centro – Florianópolis/SC)
Entrada gratuita

Exposição “Transmutação”, de Laissa Arpana. – Foto: Carlos Pontalti/Divulgação

Exposição “Transmutação”

Pinturas a óleo sobre tela e aquarela, desenhos, escultura e instalação integram a exposição “Transmutação” da artista Larissa Arpana. A mostra individual pode ser visitada até 20 de setembro na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti.

Com curadoria de Meg Tomio Roussenq, a exposição inédita apresenta 15 trabalhos que começaram a ser desenvolvidos pela artista em 2017. Larissa compartilha que o início da pesquisa do projeto foi durante um período conturbado que viveu em praticamente todas as áreas: relacionamento, família, trabalho e saúde.

Visitação até 20 de setembro de 2024 – de segunda a sexta, das 12h às 18h
Local: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti (Praça XV de Novembro, 180, Centro, Florianópolis/SC)
Entrada gratuita

“Dracenas”, trabalho da artista Adriane Hernandez. – Foto: Divulgação

Exposição “Domesticar”

A artista gaúcha Adriane Hernandez, que foi selecionada no Edital 2023 da Fundação Cultural BADESC, apresenta a exposição “Domesticar”. Inédita, a mostra apresenta 10 pinturas sobre telas e papéis e objetos produzidos entre os anos de 2021 e 2023. No entanto, há mais de duas décadas a artista desenvolve trabalhos no qual utiliza sistematicamente a mesma padronagem como elemento de um jogo poético que faz alusão ao cotidiano doméstico familiar, no qual, segundo Adriane, a responsabilidade continua a ser majoritariamente de mulheres.

Nos trabalhos de Adriane, a toalha de mesa xadrez azul e branco adquire inúmeras facetas numa espécie de jogo de imaginação dessa ‘mulher-casa’, que atua nesse lugar formador de memórias. E paradoxalmente, essa invisibilidade que desconsidera o trabalho doméstico, inferiorizando-o, implica também em uma liberdade da condição criativa relacionada ao espaço poético da casa.

Visitação até 10 de outubro de 2024 – de segunda a sexta, das 13h às 19h
Local: Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro, Florianópoli/SC)
Entrada Gratuita

“SP-1972-Portrait do Sr Americo”, de Boris Kossoy em exposição na Feira na Helena Fretta Galeria de Arte. crédito – Foto: Boris Kossoy/Divulgação

Exposição “Feira Arte Foto”

Promovido pelo Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA, que completa 10 anos de atuação em Santa Catarina, em parceria com Helena Fretta Galeria de Arte, a 9ª edição da “Feira Arte Foto” tem curadoria de Lucila Horn.

Segundo a curadora, são apresentados até o dia 6 de setembro, trabalhos como objetos, foto colagens, fotografias em interface com a pintura, propostas engajadas social e politicamente, fotografia documental e imagens contemplativas e/ou reflexivas, de 33 artistas que vivem em Santa Catarina e desenvolvem pesquisas autorais com a fotografia, e ainda um trabalho do renomado fotógrafo paulistano Boris Kossoy.

Nesta edição estão reunidos jovens artistas da fotografia e fotógrafos experientes que apresentam a qualidade da fotografia contemporânea desenvolvida em Santa Catarina. Conheça os artistas participantes da 9ª Feira Arte Foto: Adriana Füchter, Amanda Loch, Annete Owatari, Beatriz Harger, Betinha Trevisan, Catarina Rüdiger, Beto Castro, Boris Kossoy, Daniel Machado, Diorgenes Pandini, Dirce Korbes, Eduardo Beltrame, Glauria Penalber, Guilherme Pedroso, Heloisa Oliveira, Joel Pacheco, Joyce Mussi, Julia Perosa, Klaus Schlickmann, Lais Mazzucco, Laura Biasi, Lucas Flygare, Lucila Horn, Lui le Blanc, Luis Paganelli, Marau, Maria Luisa Coura , Maria Luiza Amorim, Paloma Gomide, Ricardo Faion, Sergio Manara, Sidney Kair, Vania Oliveira e Zeila Sardá.

Visitação até 6 de setembro de 2024 – de segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 13h
Local: Helena Fretta Galeria de Arte (Rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis/SC)
Entrada gratuita

Adicionar aos favoritos o Link permanente.