Unimed Santa Catarina: medicina preventiva a serviço da saúde e do bem-estar dos beneficiários

Em quase todos os países do mundo, os sistemas de saúde ao longo dos séculos foram desenvolvidos e moldados para tratar doenças, não evitar que as pessoas adoeçam. Uma pesquisa publicada em 2018 pelo Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros, mostrou que sete em cada dez entrevistados chegaram aos 50 anos de idade com uma ou mais doenças crônicas, justamente as que mais matam no Brasil e no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Entre essas enfermidades estão as não-transmissíveis, ou seja, as que se desenvolvem por questões biológicas, genéticas ou de maus hábitos de saúde, como sedentarismo, tabagismo, má alimentação, entre outras.

Sendo assim, prevenção de saúde são todos os esforços específicos feitos para reduzir o desenvolvimento de doenças. Já a promoção da saúde se caracteriza pelas mudanças de hábitos para diminuir o risco de adquirir doenças. Com essas teorias incorporadas, embasadas e difundidas na sociedade, a Unimed Santa Catarina consolida seu compromisso de acompanhar as transformações no cuidar.

Diante das perspectivas de envelhecimento da população catarinense, a Unimed Santa Catarina tem direcionado suas estratégias para um modelo de gestão centrado nas ações de promoção da saúde e na prevenção de doenças, atualmente composto por programas de prevenção em diferentes áreas de atuação.

Com um modelo de gestão inovador, a Unimed Santa Catarina foca em ações de medicina preventiva, oferecendo programas que promovem o bem-estar físico e mental de seus beneficiários, de crianças a idosos – Foto: Unimed Federação/Divulgação

Por definição da OMS, qualidade de vida é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Sendo assim, o maior plano de saúde de Santa Catarina (mais de 1 milhão de beneficiários no Estado) está cada vez mais engajado em produzir ações que previnam a doença, com foco na atenção integral, do nascimento até a terceira idade. Isso inclui toda a jornada do paciente, do diagnóstico ao tratamento, até o monitoramento pós-atendimento.

Com esse olhar atento, o plano de saúde cria e desenvolve programas que seguem um modelo inovador baseado nos pilares da excelência e da ampliação dos resultados clínicos.

Destacam-se os programas de saúde corporativa, atenção às gestantes e puérperas, rastreamento mamográfico, saúde da mulher e do homem, cuidado com o idoso, criança saudável, prevenção e reabilitação ortopédica e controle de peso, entre tantos outros. Também são promovidas atividades físicas monitoradas, práticas para saúde mental e oficinas para o equilíbrio alimentar.

Já os programas de gerenciamento de pacientes com doenças crônicas identificam fatores de risco e capacitam os beneficiários para a prática do autocuidado, através da educação em saúde. Essas iniciativas promovem melhorias no estilo de vida e possibilitam a estabilização e a autonomia dos pacientes.

Tudo é realizado por meio de equipe multidisciplinar, muitas vezes com trabalhos somados a palestras e cursos especiais, promovidos junto aos clientes e também na comunidade. É dessa forma que a Unimed transforma tudo à sua volta, como a parceira dos catarinenses na promoção da saúde e da qualidade de vida.

Para isso, o cuidado está centrado nos beneficiários assistidos em todo o Estado, com ações diferenciadas em cada região, de acordo com as necessidades e prioridades definidas pelas 22 Cooperativas Médicas Unimed em Santa Catarina.

Unimed Santa Catarina transformando a jornada da assistência médica

Um dos programas diferenciados no cuidado com o beneficiário realizado pela Unimed em Santa Catarina é o “De repente o câncer”, iniciado pela Federação do Estado e adotado por suas cooperativas médicas.

O trabalho é desenvolvido com a união e a interface do Jeito de Cuidar Unimed, alcançando respostas de grande valor. As metas do programa envolvem uma verdadeira reconstrução da trajetória da assistência, iniciando com o incentivo ao estilo de vida mais saudável.

O rastreamento (quando possível, com detecção precoce), também é fundamental, levando informações de qualidade e os exames até o paciente de forma proativa. Na fase do tratamento, a agilidade fica por conta das autorizações de procedimentos e internações hospitalares, com a redução de barreiras de acesso e a supervisão de adesão às terapias indicadas pelo médico.

Há ainda a facilitação nos processos de assistência farmacêutica, com a entrega do medicamento na porta de casa. Para completar esse olhar cuidadoso, o participante do programa passou a ter na palma da mão, por meio de solução tecnológica, um diário para reportar sintomas, sendo acompanhado pela Unimed, com profissionais prontos para tirar dúvidas e atuar no que for preciso.

Educação em saúde através do TikTok

A Unimed Santa Catarina utiliza o TikTok para disseminar informações valiosas sobre saúde preventiva, alcançando mais de 14,5 milhões de visualizações com conteúdo que orienta sobre estilos de vida saudáveis e conceitos do plano de saúde – Foto: Unimed Federação/Divulgação

Com a certeza de que a informação é instrumento de grande valor na promoção da saúde, a Unimed em Santa Catarina vem ampliando seus espaços de comunicação, ficando cada vez mais próxima da sociedade por meio das redes sociais e da conectividade.

Pensando nisso, o TikTok das Unimeds catarinenses foi criado em maio de 2023, com o objetivo principal de promover educação em saúde, prestando serviço à comunidade ao produzir conteúdo embasado e relevante sobre o setor para públicos de diferentes idades.

As publicações são feitas por meio de vídeos curtos, explicando termos do plano de saúde e do Sistema Unimed, com conceitos básicos como coparticipação, carência, cobertura parcial temporária, segmentação assistencial, abrangência, entre outros. Além disso, destacam-se dicas rápidas e simples para um estilo de vida mais saudável, estimulando mudanças de hábitos.

Por meio desta prática alinhado ao contexto tecnológico e de conectividade proporcionado pelas redes sociais, as ações promovidas pela Unimed em Santa Catarina têm ganhado corpo em números.

Dentro do espectro de seguidores da Unimed Santa Catarina na rede social TikTok, 54% são do público masculino, e 46% do feminino. Ao todo, 56% têm entre 25 e 44 anos, 17%, entre 45 e 54 anos, 15% têm mais de 55 anos e 12% têm entre 18 e 24 anos. Isso reforça um alinhamento mais inclusivo dentro de quase todas as faixas etárias.

A ação nas redes sociais rendeu mais de 14,5 milhões de visualizações, quase 26 mil novos seguidores, cerca de 71,8 mil curtidas e totalizaram 700 horas de conteúdo assistido e mais de 60 publicados.

Importância da saúde preventiva no bem-estar

Agir preventivamente traz inúmeros benefícios para a saúde. Confira alguns deles a seguir.

Prevenir doenças

Além da rotina de cuidados, com a adoção de dieta nutritiva e equilibrada e a prática de exercícios físicos, ter um time acompanhando a sua saúde, analisando o seu histórico e os exames é fundamental para fortalecer a sua imunidade.

 Fazer um diagnóstico precoce e oferecer mais chances de tratamento

Mesmo com todos os cuidados em prevenção, é possível apresentar problemas de saúde, caso de doenças genéticas, por exemplo. Quem tem ancestrais com histórico de diabetes, por exemplo, deve redobrar a atenção para evitar ou minimizar os efeitos da doença. A medicina preventiva é uma ferramenta para investigar e diagnosticar casos como esse.

Ter melhor qualidade de vida

Viver bem, com saúde e tranquilidade é uma meta para a maioria das pessoas. E para isso é essencial estar saudável. Com a saúde em dia, há mais energia para realizar as suas atividades cotidianas e motivação para cultivar bons comportamentos em prol do seu bem-estar.

Garantir mais longevidade

Além dos benefícios já citados, a medicina preventiva possibilita o aumento na expectativa de vida diante do cuidado e do monitoramento da saúde.

Para ficar por dentro dos conteúdos produzidos e publicados pelo perfil da Unimed Santa Catarina, clique aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.