Sinop, Cuiabá e Várzea Grande lideram lista de feminicídios no ano passado; veja ranking

Sinop, Cuiabá e Várzea Grande registraram quatro feminicídios, cada um, no ano passado, de acordo com relatório da secretária de Estado de Segurança Pública (SES), ao qual Só Notícias teve acesso. No total, 47 casos foram registrados no Estado.

Com duas mortes confirmadas, Juara, Lucas do Rio Verde, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Rondonópolis, Água Boa, Guiratinga e São José dos Quatro Marcos ocupam a segunda posição no levantamento. Outras 18 cidades registraram um feminicídio cada, incluindo Guarantã do Norte, Matupá e Nova Mutum, no Nortão.

Entre os casos concluídos em Sinop, com os autores presos pela Polícia Civil, estão os de duas jovens mortas no mês de junho do ano passado. Bruna de Oliveira, de 24 anos, foi assassinada em Sinop. O autor do crime foi preso pela Polícia Civil na cidade de Nova Maringá (300 km de Sinop). Outro crime ocorrido na cidade vitimou Maria Vitória Nastacia Vieira, de 22 anos. O responsável pelo crime, de 22 anos, foi preso uma semana depois pela equipe da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher do município, quando recebeu alta médica.

A lei 13.104, de 2015, considera feminicídio quando o assassinato envolve violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher da vítima. Desde o ano passado, a pena para os condenados pelo crime de feminicídio passou a ser de 20 a 40 anos de prisão, maior do que a incidente sobre o de homicídio qualificado (12 a 30 anos de reclusão).

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui

Adicionar aos favoritos o Link permanente.