Com trégua das chuvas, IMA alerta banhistas sobre riscos pós-enchentes em SC

O IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) alerta banhistas sobre a cautela necessária após as enchentes que atingiram o estado. Com a trégua das chuvas, muitos buscaram utilizar as águas balneárias, o que pode representar riscos à saúde, devido aos eventos climáticos recentes.

Bombeiro realizado teste de balneabilidade em praia de Santa Catarina

Com trégua da chuva, IMA alerta banhistas sobre riscos pós-enchentes em SC – Foto: Divulgação/Secom/ND

Com a chuva torrencial, diversos pontos do Litoral de Santa Catarina foram afetados, com precipitações superiores a 250 mm em algumas localidades, causando impactos significativos em balneários e rodovias, com desmoronamentos de barreiras e movimentação hídrica que carreou detritos ao mar.

Banhistas viram abertura para frequentar praias após trégua das chuvas

Devido aos alagamentos e fortes chuvas, o IMA não conseguiu emitir o relatório de balneabilidade previsto para sexta-feira (17). Com isso, recomendou aos banhistas para que tenham cautela ao utilizar as águas balneárias, especialmente em locais próximos a deságues, braços de rios, valas e tubulações.

Antes da trégua das chuvas, cidades do Litoral de SC sofreram alagamentos e estragos

Ônibus tombado durante chuva em Florianópolis – Foto: Reprodução/ND

O gerente de Laboratório e Medições Ambientais do IMA, Marlon Daniel da Silva, reforçou a importância de buscar informações sobre o local antes de se banhar.

“Além da análise da qualidade sanitária das águas, é essencial observar a segurança do local, respeitando as sinalizações, placas, bandeiras e até mesmo avisos sonoros”.

O IMA ainda ressaltou a importância de evitar o contato com águas de enchentes, já que elas podem transportar diversos contaminantes, representando risco à saúde, incluindo a possibilidade de transmissão de doenças como a leptospirose.

“Com as ações coordenadas pelos órgãos governamentais previstas para a próxima semana, acreditamos na resposta bastante positiva com relação ao uso dos nossos municípios e balneários. Nesse momento, é fundamental que todos mantenham a calma, cautela e cuidados com a higiene pessoal, alimentação e hidratação”, recomendou Marlon.

Os dados mais recentes de balneabilidade foram divulgados na quinta-feira (16), e podem ser conferidos no link.

Mesmo com a trégua das chuvas, o Corpo de Bombeiros Militar segue  prestando apoio à população atingida, e por isso não poderá realizar o serviço de coleta de balneabilidade nos pontos monitorados. O trabalho ficará suspenso entre os dias 20 e 24 de janeiro.

Bombeiros militares durante atendimentos em cidades atingidas pelas chuvas

Mesmo com trégua das chuvas, mais de 300 funcionários estão mobilizados para atender ocorrências – Foto: Divulgação/CBMSC/ND

A previsão de volta do serviço está programada para o dia 27 de janeiro, juntamente com a emissão e a divulgação dos relatórios atualizados pelo Instituto.

Cuidados necessários pós-enchentes

Com a trégua das chuvas, o IMA orienta a população para sempre evitar o banho de mar por até 24/48 horas após eventos climáticos severos, principalmente nas proximidades da desembocadura de rios e tubulações, pois grandes precipitações pluviométricas podem potencializar a impropriedade.

Nas chuvas, além da elevação do lençol freático, ocorre a lavação das ruas, bem como das galerias e/ou valas ditas pluviais, que acabam chegando aos balneários e podem afetar diretamente a balneabilidade.

Informações sobre a balneabilidade das praias de Santa Catarina podem ser conferidas no site do IMA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.