Novo presidente diz que ACES pretende valorizar microempresas e defende revitalizar centro de Sinop

O novo presidemte da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Fabio Migliorini, disse que uma das metas da nova gestão, que assumiu este mês, é fortalecer as microempresas. Ano passado, 176 novas se filiaram na entidade que atingiu 600 associadas, sendo que aproximadamente 80% delas são de microempresários individuais (MEIs) e microempresas de até cinco funcionários.

Empresário no segmento de papelaria, Migliorini compara a ACES com um “guarda-chuva” que protege seus associados. “Nosso suporte é fundamental para a pequena empresa ter voz frente ao poder público, à imprensa, frente a qualquer setor, porque, na maioria das vezes, o empresário que tem até cinco colaboradores é um cara que realmente tá com a mão na massa, ele tá ali no dia a dia da empresa dele, abrindo, fechando caixa, fazendo contato comercial, correndo pra cima e pra baixo”, afirma.

Nos planos do presidente está ainda a luta pela revitalização da área central da cidade. “O centro já não está mais condizendo tanto com a pujança de Sinop, ele já está envelhecido, a gente precisa de solução para os estacionamentos, para os alagamentos, para a mobilidade e para o cabeamento subterrâneo da rede elétrica”, cobrou o presidente, que participou de reuniões com o prefeito Roberto Dorner (PL), no ano passado, que lhe assegurou que buscará recursos para esta questão. Na visão de Migliorini, a revitalização pode aproximar a ACES dos setores de turismo e hotelaria, dos quais ele enxerga grande potencial para o desenvolvimento de Sinop.

O presidente considera, na sua gestão, fazer campanhas com os associados para enxergarem as possibilidades do mundo “fisital”, que une negócios no mundo físico e digital. “Essa sensação do pegar, do olhar, do tocar, o mercado físico sempre vai manter, mas, hoje, se você não tiver aquela base forte no digital, até para te lembrar de que você existe no mundo físico, você pode perder muito mercado e acabar sendo de, certa forma, ultrapassado por grandes redes, ou por outras empresas que são 100% digitais”, justificou. Ele planeja incentivar os associados a investirem mais, por exemplo, em e-commerce, marketplaces e venda direta por redes sociais como WhatsApp e Instagram.

Migliorini foi secretário adjunto da gestão anterior da entidade e afirmou que, no momento, sua “primeira meta é não deixar o nível de representatividade da ACES cair, na verdade é aumentar ele”. “Nas últimas gestões, a ACES aumentou muito a participação dela em conselhos, em importância frente ao poder público, como na vinda da Redesim, que é um divisor de águas na abertura e fechamento das empresas”. Para continuar em alta, ele cita a participação confirmada na Norte Show, em abril, e o retorno da campanha “Deu a Louca no Comércio”, ainda sem data.

Para atender as demandas crescentes dos comerciantes e empresários, Migliorini adiantou que a nova sede da instituição, localizada na avenida das Itaúbas, no Jardim Botânico, está em reforma e tem previsão de entrega para o primeiro semestre. Ele ainda confirmou que o prêmio “Destaque Empresarial” em 28 de julho, com a votação popular prevista para abril.

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