Afinal, qual a diferença entre Impulse Response, Cab Sim, Capture, Profile e Amp Modeling?

A tecnologia trouxe inúmeras possibilidades formidáveis aos guitarristas. Às vezes, contudo, é difícil entender alguns termos relacionados aos aparelhos digitais. Por exemplo, qual a diferença entre Impulse Response e Cab Sim? Outra dúvida comum: Amp Modeling, Capture e Profile são a mesma coisa?

Nesse contexto, preparamos um conteúdo especial sobre esses recursos presentes em grande parte das pedaleiras e plugins modernos para guitarra. Ou seja, de forma simples e objetiva, vamos explicar o que caracteriza cada um desses mecanismos. Curtiu a proposta? Então, continue conosco!

As diferenças entre Amp Modeling, Capture e Profile

Em primeiro lugar, é importante entender as diferenças entre simulação de amplificadores, capturas e perfis. Amp Modeling (ou modelagem de amplificadores) é a famosa “simulação”. Apesar de haver simulações analógicas, a maioria é digital.

Trata-se de uma tecnologia presente tanto em pedaleiras antigas quanto novas, como o Line 6 POD (o famoso “feijãozinho”) e a moderna Fractal FM9, só para citar alguns exemplos. Bom, e o que eles têm em comum? A emulação completa de um amplificador real.

Em outras palavras, quando se trata de Amp Modeling, o circuito, o modo de funcionamento e as características sonoras dos amps físicos são recriados do zero. É quase uma “engenharia reversa”. O aparelho real é apenas uma referência para o resultado sonoro, e não a fonte direta dele. 

Por sua vez, os Captures e Profiles, presentes na pedaleira Neural DSP Quad Cortex e nos produtos da Kemper, respectivamente, são obtidos a partir do amplificador real. Essas empresas criaram um método de “fotografar” o som dos amps. Ou seja, não é uma simulação, mas um retrato da realidade. 

Isso quer dizer que os Captures e Profiles trabalham da mesma maneira: “clonando” o timbre do amp físico a partir de recursos avançados de análise de áudio. Basicamente, Captures e Profiles têm o mesmo objetivo e proposta, apesar de batizados de forma diferente por Neural DSP e Kemper. 

Prós e contras

A princípio, por serem obtidos a partir do amplificador físico, Captures e Profiles apresentam um timbre mais fiel e orgânico do que a tecnologia de Amp Modeling. No entanto, por serem retratos de uma configuração específica e momentânea, não são tão flexíveis quanto as simulações. 

Na prática, ao mexer na equalização de um Profile ou Capture, os botões de equalização e ganho não reagem como os do amp real — característica que se faz presente na abordagem de Amp Modeling. Então, há prós e contras em cada uma das iniciativas, que estão em constante evolução. 

Por exemplo, a Kemper recentemente incluiu em seus aparelhos o chamado Liquid Profiling. Por meio da modelagem do comportamento dos controles de equalização e ganho de amplificadores, o recurso torna os Profiles menos estáticos e engessados

Outro ponto positivo dos Profiles e Captures é a possibilidade de comprar, baixar, trocar e disponibilizar os arquivos. Há comunidades inteiras e diversas empresas em torno dessa ideia. Isso não ocorre com as modelagens, pois estão “embutidas” dentro de um equipamento.

O que é Impulse Response?

A tecnologia do Impulse Response replica de maneira digital a sonoridade resultante da soma de caixas, alto-falantes e microfones. Ao contrário de uma mera simulação, os IRs são gerados a partir de equipamentos reais e muitas vezes obtidos em estúdios profissionais.

Nesse sentido, o Impulse Response está mais para uma captura do que uma modelagem. Note, porém, que o IR não analisa o timbre do amplificador em si, mas a resposta do gabinete utilizado, incluindo o microfone e a influência do próprio ambiente. 

Ou seja, enquanto as tecnologias de Profile e Capture buscam reproduzir o timbre do amplificador, o Impulse Response analisa e recria o comportamento do sinal após o amp. É por isso que, em uma pedaleira digital, os amplificadores trabalham junto aos IRs. São complementares. 

O processo de criação do Impulse Response envolve a emissão de um ruído branco nos equipamentos. Assim, a resposta é meticulosamente analisada por um software para criar o arquivo de IR, cujo formato wav pode ser lido por dispositivos compatíveis, como pedaleiras e plugins. 

Impulse Response vs. simulação de caixa

Agora, você pode estar se perguntando: “Então, o Impulse Response é uma simulação de caixa?”. Bom, o IR faz a função de Cab Sim, mas de forma distinta, já que ele não é uma simulação.  

A simulação de caixa tradicional, presente nas pedaleiras antigas, lança mão de ajustes de frequências e inserção de ambiência para lapidar o sinal do amp, tornando-o mais agradável em ligações em linha. Enfim, o Cab Sim existe para reduzir o famoso “som de abelha” quando tocamos sem um gabinete real.

O Impulse Response atinge o mesmo objetivo, mas de forma ainda mais fiel, já que se trata de uma tecnologia avançada. Afinal, o IR é resultado da análise científica do sinal emitido por equipamentos reais, e não de uma simples simulação obtida do zero. Pense assim: o Cab Sim é um “retrato falado”; já o IR é uma “fotografia”. 

Novamente, os arquivos de Impulse Response podem ser disponibilizados separadamente, sem vínculo com um aparelho específico. Isso quer dizer que você pode montar a sua coleção de IRs preferidos, o que não ocorre com as simulações de gabinete, que são parte integrante de um produto.

Fique antenado!

E aí, conseguiu entender de uma vez por todas a diferença entre Impulse Response, Cab Sim, Capture, Profile e Amp Modeling? Embora pareçam complicados à primeira vista, esses termos relacionados ao mundo da guitarra até que apresentam essência simples. 

Finalmente, recomendamos fortemente que você fique ligado nas novidades que em breve pintarão aqui no site da Guitarload. Assim, a melhor forma de não perder os conteúdos é entrar em nosso canal do Whatsapp. Aproveite a oportunidade e se junte a outros amantes da guitarra! 

Até mais! Muitos bends. 

O post Afinal, qual a diferença entre Impulse Response, Cab Sim, Capture, Profile e Amp Modeling? apareceu primeiro em Guitarload.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.