Leca completa os 50 km entre Sobradinho e Juazeiro

Alessandra Melo, mais conhecida como Leca, superou mais um grande desafio nas águas da Bahia. Dessa vez, a paulista radicada no estado baiano há 20 anos completou uma travessia entre as cidades de Sobradinho e Juazeiro, no Rio São Francisco, no último sábado (18).

Com uma trajetória repleta de conquistas, como se tornar a primeira mulher a concluir a travessia Salvador-Morro de São Paulo no ano passado, Leca agora adiciona mais um feito à sua carreira: a prova de 50 km, completada em 7 horas e 44 minutos.

A ideia de enfrentar esse novo desafio nasceu em 2023. Em julho de 2024, ao conversar com Felipe Quirino, filho do nadador Lourival Quirino, que já havia completado a travessia pelo menos três vezes, a vontade de realizar a prova se fortaleceu. Foi então que Leca começou a se organizar para o desafio, contando ainda com o apoio do próprio Lourival, que foi  seu guia para tornar o sonho uma realidade.

Leca. Foto: Flavio Quadros | Tríade

“Não conhecia nada do Rio, foi uma experiência totalmente diferente para mim. Tive que confiar na equipe, acreditar que eles fariam o melhor por mim. Durante os treinamentos, continuei com a minha rotina de treinos constantes, sempre cuidando da saúde, que é algo que caminha junto.”, contou a atleta de 50 anos.

“A água estava translúcida e o nascer do sol foi lindo, imponente. Eu estava descendo o rio, e a correnteza ajudava, mas o vento estava muito forte também. A água doce é mais pesada que a água salgada do mar, então tive que focar ainda mais na técnica, algo que não é tão forte no mar. Vi muitos peixes, vegetação, e pedras bonitas ao longo do percurso. No dia em que nadei, o sol brilhou com força, e a paisagem estava maravilhos.”, completou Leca.

Para completar o Desafio, ela contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, Marinha, Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Esportes,Secretário de Esportes de Sobradinho, da triatleta Ana augusta, da Alice, das Sereias do Rio, Rafael, seu barqueiro, Rodrigo Rodrigues da Arca Sports, Marcelo, que fez as lives enquanto ela nadava e Lourival Quirino, que foi o seu guia durante todo o percurso. 

Leca. Foto: Flavio Quadros | Tríade

“Sinto uma enorme gratidão ao povo da região, que cuidou de mim o tempo todo. O povo é muito acolhedor, e essa experiência foi ainda mais especial por conta disso.Fui muito bem recebida e fizeram uma festa maravilhosa”, contou.

“Essa travessia foi uma forma de conscientização sobre a importância de manter o Rio São Francisco limpo. Precisamos preservar essa região, que é vital para o nosso ecossistema.”, finalizou Alessandra.

Saiba mais sobre a prova aqui: https://www.instagram.com/p/DFBiVBmJAhI/. No mesmo dia 18 de janeiro, mas no ano passado, a nadadora completou os 60 quilômetros que separam Salvador até Morro de São Paulo. Ela nadou a prova em 23 horas e 30 minutos.

 

Gostaria de receber as notícias de natação e águas abertas no seu email?

Cadastre-se aqui

Adicionar aos favoritos o Link permanente.