Filipe Toledo revela objetivo para volta à WSL: “Quero incomodar”

Filipe Toledo em ação na onda de Teahupoo durante as Olimpíadas de Paris

Aos 29 anos, Filipe Toledo já tem um bicampeonato mundial na bagagem e muita história para contar. No entanto, os momentos de alegria deixaram de dominar a carreira do surfista diante da pressão por resultados e da intensa correria do Circuito Mundial de Surfe. Por isso, o atleta nascido em Ubatuba, litoral de São Paulo, precisou encarar a depressão de frente como faz com as ondas mais perigosas do mundo.

No ano passado, Filipinho se ausentou da temporada da WSL para cuidar da saúde mental. Logo após o bicampeonato mundial, o brasileiro anunciou a decisão e surpreendeu a todos. Mas o caminho trilhado deixou claro que a atitude tomada foi a mais correta, o que permitiu ao surfista se cuidar, passar mais tempo ao lado da família e retornar às competições mais leve em 2025.

Filipe Toledo em exclusiva ao SportBuzz

Pronto para a estreia da temporada em Pipeline, no Havaí, Filipe Toledo tirou um tempo de sua preparação para conceder entrevista exclusiva ao SportBuzz. O surfista abriu o coração sobre os cuidados com a mente, mas também revelou seus objetivos para os eventos da WSL. Com mudanças no calendário, o brasileiro se mostrou leve e confiante para voltar a fazer o que ama e buscar bons resultados.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Filipe Toledo (@filipetoledo)

Questionado sobre como está se sentindo para o início da temporada, Filipe revelou repetir a fórmula de treinos utilizada no bicampeonato mundial. Para ele, o esquema de trabalho acaba sendo ideal. Por outro lado, o surfista negou que tenha mudado muitas coisas após o ano sabático. Segundo o bicampeão do mundo, a única diferença é a leveza para se manter tranquilo e focado.

Estou me sentindo bastante preparado para a volta ao WCT. A preparação tem sido muito parecida com o que já vinha fazendo nos anos do bicampeonato. Acho que encontrei a fórmula que funciona para mim, e pretendo seguir a risca para cumprir meus objetivos. Sempre gostei de cuidar da minha mente e da minha parte física. Acho que a única diferença é que para esse ano estou mais leve, consegui desacelerar e posso voltar com tudo de novo“, disse.

Vem aí o tricampeonato?

Perguntado pela reportagem do SportBuzz sobre a busca por resultados em 2025, Filipe Toledo deixou claro que nunca entra em uma competição sem focar nas conquistas. Porém, o surfista ressaltou a importância da pausa na carreira para se tranquilizar e voltar com a cabeça 100% para a desgastante temporada da WSL.

O objetivo é sempre incomodar na parte de cima do ranking. Gosto sempre de ir com calma. Primeiro penso em passar pelo corte em Margaret, depois focar em ficar entre os 5 melhores para o Finals, e depois pensar em mais um título. Sempre que estou competindo procuro dar o melhor de mim e ficar entre os melhores do mundo, e esse ano o objetivo não vai ser diferente“, revelou Filipinho, que refletiu na sequência:

Quando decidi tirar um tempo pra mim, já amadureci essa ideia e foi bem difícil tomar a decisão, O plano sempre foi aproveitar esse tempo para cuidar mais de mim, dos meus projetos fora do surfe, da minha mente, ficar com a minha família, e voltar 100% neste ano. Acho que estou bem mais tranquilo agora, mais maduro para lidar com a pressão dos resultados. Esse tempo foi necessário para conseguir seguir com a loucura do calendário e de todos os desafios ao longo de 2025“, completou o surfista bicampeão do mundo.

Filipe Toledo posa para foto no Taiti
Filipe Toledo tirou ano sabático em 2024 (Crédito: Getty Images)

Confira outras respostas de Filipe Toledo!

O retorno à WSL

Acredito que todo mundo vai ver um Filipe mais leve, mais alegre, ainda mais determinado, e feliz de poder novamente viver daquilo que eu amo. Essa leveza já vem de uns anos, desde que eu consegui o primeiro título mundial, mas esse ano tem um toque ainda mais especial“.

Mudanças no calendário

Acho que as mudanças foram muito positivas para o calendário do WCT. Tenho certeza que vai ser um ano muito disputado e bastante divertido. Já tive a oportunidade de testar a piscina de ondas do Kelly, em Abu Dhabi, e é muito irado, costumo ir muito bem nesse tipo de desafio. Gostei bastante da volta de Jeffreys Bay também, é um lugar onde meu surf se encaixa demais com esse estilo de onda. Acho que Saquarema e Trestles também podem me favorecer bastante, mas no geral, é um calendário muito bom. Estou ansioso para voltar à WSL“.

Os favoritos ao título

Tudo é muito imprevisível. O WCT tem um nível muito alto e vários surfistas têm a chance de ‘beliscar’ o título. Mas acho que eu, João [Chumbinho], Italo [Ferreira], Griffin [Colapinto], Jack [Robinson], todos temos a possibilidade de estarmos nas finais e brigarmos pelo campeonato até o final. Mas, tudo pode acontecer, tem muitos surfistas que podem surpreender e chegar no Finals em Fiji“.


 

O post Filipe Toledo revela objetivo para volta à WSL: “Quero incomodar” apareceu primeiro em Sportbuzz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.