Mutirão para eliminar focos do Aedes aegypti começa 2ª em Nova Mutum com pontos de coleta

A Vigilância Ambiental da secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (27) a campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação, intitulada Mutirão Bota Fora, ocorrerá até o dia 24 de fevereiro, em quatro etapas, com o objetivo de reduzir os casos dessas doenças na cidade. Toda a área urbana será contemplada com 69 pontos de coleta.

A campanha visa conscientizar a população sobre a importância de eliminar os locais onde o mosquito se reproduz. Durante o período do mutirão, serão realizadas remoções de entulhos por meio de caçambas, abrangendo toda a área urbana. Serão retirados apenas objetos inservíveis que possam servir de criadouros para o mosquito.

O coordenador da Vigilância Ambiental, Jeová Oliveira dos Santos, enfatiza que cada cidadão precisa fazer a sua parte para evitar a proliferação do mosquito. “Precisamos manter limpos lugares como aparadores de água de filtro, bandejas de ar condicionado e geladeira, banheiros, caixas d’água, tonéis, caixas de passagem de água, calhas, piscinas, móveis de jardim e até mesmo vasos em janelas e sacadas”, disse.

A Vigilância Ambiental alerta para que os cidadãos não perca o período da campanha e aproveite para limpar e cuidar de sua residência.

No ano passado, foram coletadas 223 caçambas de entulhos. Durante a campanha, a prefeitura estima que foram retiradas mais de 267 toneladas de entulho.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.  

Adicionar aos favoritos o Link permanente.