Em processo de recordalização, SBT organiza estreia de clone do Jornal da Record 24h

Foto de Eduardo Ribeiro no comando do Jornal da Record 24h

Para concorrer com a Record, seja uma versão alternativa da própria Record: essa é a máxima defendida por diversos setores do SBT para a programação que a emissora planeja lançar no final do primeiro trimestre. A emissora fundada por Silvio Santos (1930-2024) aumentará ainda mais os seus investimentos em Jornalismo e, assim como a sua principal fonte de inspiração, terá uma série de boletins jornalísticos transmitidos ao longo do dia, nos mesmos moldes do Jornal da Record 24h. Os primeiros testes do novo projeto já foram gravados há alguns dias.

A reportagem do TV Pop apurou que a novidade já está sendo apresentada ao mercado publicitário. Com o novo projeto, chamado internamente de SBT Brasil 24h, o setor comercial da emissora tentará reproduzir o bem-sucedido contrato firmado pela Record com o Bradesco em setembro de 2019 — além de patrocinar a edição principal do Jornal da Record, o banco também exibe a sua marca nos boletins exibidos na grade da Record e da Record News e nas plataformas digitais do telejornal. Os resultados foram bons para as duas partes, e o acordo já foi renovado duas vezes.

No entanto, diferentemente de sua concorrente, o SBT não planeja solidificar a marca de seu principal noticioso com o novo projeto. As chances de que os boletins, de fato, sejam batizados como SBT Brasil 24h são próximas de zero. Até aqui, o caminho mais provável é que o título das pílulas espalhadas pela programação tenha relação com o portal SBT News, que já empresta o seu nome para um telejornal exibido nas madrugadas. O site, que nunca conseguiu ter resultados expressivos de faturamento e audiência, também passará por uma profunda reestruturação em breve.

Assim como o Jornal da Record 24h, o planejamento é de que os boletins jornalísticos do canal do homem do Baú sejam exibidos em três horários diários: uma primeira edição no início da grade nacional da rede, às 7h; duas edições ao decorrer da programação vespertina; e uma última edição, maior e em formato de síntese diária, antes ou depois do The Noite com Danilo Gentili. Outras pílulas diárias também devem ser produzidas para as plataformas digitais. Na televisão, as edições da manhã e da tarde vão ter entre 5 e 10 minutos de duração, tal qual a inspiração da rival.

Foto de Suzana Busanello em entrada ao vivo no SBT News
Com Redação em reforma, co-apresentadora do SBT News passou a usar antigo cenário do Chega Mais (foto: Reprodução/SBT)

SBT terá nova Redação de Jornalismo

A reestruturação, por sinal, não ficará restrita ao digital do Jornalismo do SBT: deslocados há menos de um ano para o estúdio 4, que passou por uma reforma milionária para abrigar os noticiosos da emissora, os jornalísticos da rede vão voltar a ser apresentados diretamente de ambientes localizados na Redação. Os cenários, porém, em nada vão lembrar o antigo aquário que abrigou toda a produção do setor — e o Fofocalizando — até o ano passado. Uma grande reforma foi iniciada no local nos últimos dias, causando o deslocamento de diversas equipes para locais provisórios.

Além dos novos cenários e dos novos telejornais, o TV Pop apurou que os jornalísticos do canal comandado por Daniela Beyruti também vão ganhar novas identidades visuais, baseadas naquelas utilizadas pelos canais de notícias. Testes relacionados a isso já estão sendo feitos na edição da madrugada do SBT News, que conta com uma tarja rotativa com as principais manchetes do dia, na mesma linha do modelo da GloboNews e da CNN Brasil. A emissora quer que tudo esteja pronto até o final de março, data em que a sua nova programação definitiva deverá entrar no ar.

Por sinal, as obras na Redação de Jornalismo provocaram uma mudança curiosa, mas que passou despercebida pela maior parte dos telespectadores: desde o início desta semana, as entradas que eram feitas diretamente do local no SBT News e no Primeiro Impacto foram transferidas para o antigo cenário do Chega Mais. Uma parcela atenta do público pode reparar, até mesmo na imagem acima, que o local mal iluminado em que Suzana Busanello está é, na verdade, o ambiente que abrigava o matinal comandado por Regina Volpato, Paulo Mathias e Michelle Barros.

The post Em processo de recordalização, SBT organiza estreia de clone do Jornal da Record 24h appeared first on TV Pop.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.