Autor de novelas detona a Globo e diz que executivos não levam culpa por fracassos

foto de João Ximenes Braga

João Ximenes Braga, autor de novelas da Globo como Lado a Lado (2012) e Babilônia (2015), expressou seu descontentamento com as mudanças na teledramaturgia brasileira. O novelista criticou enfaticamente a crescente intervenção dos executivos nas produções. “Nunca vi um executivo assumir responsabilidade por um erro seu que tenha prejudicado a audiência, e já vi vários desses erros serem cometidos”, condenou ele, em entrevista ao jornalista Felipe Ferreira.

O autor ressaltou que “o criador não decide mais nada”, nem mesmo sobre o destino de seus personagens. “O criador não decide mais nada, nem quando está escrevendo uma ideia original sua. Não decide mais nem quem morre, nem quem mata. Todo o poder de decisão é do executivo, que, por sua vez, é mais influenciado pelos pareceristas que pelo criador. Pra quem sempre trabalhou tantos anos com Gilberto Braga (1945-2021), isso é pior que a morte. Eu me afastei totalmente do mercado por isso”, desabafou.

O ex-novelista da Globo recordou, com amargor, os cortes e edições realizados em Babilônia, onde muitas decisões foram tomadas por executivos sem consulta aos autores, contribuindo para o fracasso da novela. “Uma novela destruída por decisões de executivos. Jogam tudo na conta do autor e aí parece que a emissora nunca anda pra frente, cometem os mesmos erros. Em suma, o problema não é em si a audiência, mas a desonestidade intelectual e a burrice crassa ao lidar com ele”, disse.

Ele também destacou a escolha de exibir Lado a Lado no horário das 17h30, durante a campanha eleitoral, o que prejudicou sua audiência, especialmente em São Paulo. “Lado a Lado foi lançada às 17h30. Quem, em São Paulo, está em casa a essa hora? Depois veio o segundo turno e horário de verão, ou seja, Lado a Lado teve toda sua carreira em SP com dia claro. Mas o sabor não foi tão amargo assim porque a audiência só foi baixa em SP. No Rio, atingia a meta. Nas capitais do Sul e do Nordeste, íamos maravilhosamente bem”, afirmou.

The post Autor de novelas detona a Globo e diz que executivos não levam culpa por fracassos appeared first on TV Pop.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.