Estiagem se agrava em partes do Rio Grande do Sul nesta semana

A estiagem que atinge o Rio Grande do Sul deve se agravar nos próximos dias em algumas regiões do estado, de acordo com a análise da MetSul Meteorologia. Apesar da chuva registrada no final da semana passada, que trouxe alívio pontual a algumas localidades, os volumes foram irregulares e insuficientes para reduzir o déficit hídrico causado pela seca.

Os maiores acumulados de chuva ocorreram na Fronteira Oeste, no Noroeste e no Norte do estado, com registros acima de 50 mm em cidades como São Borja (68 mm), Passo Fundo (56 mm) e Erechim (54 mm). No entanto, o padrão foi desigual, com localidades próximas recebendo volumes muito diferentes de precipitação, fenômeno que os agricultores descrevem como “manchado”.

A previsão para esta semana é de chuvas esparsas e mal distribuídas em grande parte do estado, com destaque para a Metade Norte, o Noroeste e áreas próximas a Santa Catarina, onde os acumulados podem ser mais significativos. Por outro lado, regiões como a Metade Sul, o Centro e parte do Oeste devem enfrentar agravamento da estiagem, com precipitações escassas ou inexistentes.

Além disso, o calor persistente, com máximas acima de 35°C em diversos municípios. Inclusive no Vale do Taquari, o que agrava a perda de umidade do solo e o estresse hídrico das lavouras. A chuva deve ser escassa outra vez na região.

A combinação de seca e calor aumenta a possibilidade de novos municípios entrarem em situação de emergência e pode levar à escassez de água para consumo humano e animal em algumas localidades, que já começam a ser abastecidas por caminhões-pipa.

Calor segue intenso no RS no início desta semana

Fonte: Metsul

Onde a estiagem se agrava nesta semana no Rio Grande do Sul

The post Estiagem se agrava em partes do Rio Grande do Sul nesta semana appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.