O comissário da NBA, Adam Silver, revelou que é favorável à redução do tempo de jogo na liga, passando dos tradicionais 48 minutos para 40, com a adoção de quartos de 10 minutos ao invés dos atuais 12.
“À medida que nos envolvemos mais no basquete global, a NBA é a única liga que joga 48 minutos. E eu seria — e sou — um fã de quatro quartos de 10 minutos”, afirmou Silver em entrevista ao programa The Dan Patrick Show. “Não tenho certeza se muitos outros são. Deixando de lado o impacto nos recordes e coisas assim, acho que um formato de jogo de duas horas é mais consistente com os hábitos modernos de televisão.”
Atualmente, os jogos da NBA têm duração média de 2 horas e 16 minutos, tempo praticamente inalterado nos últimos 15 anos, segundo dados da ESPN Research. Silver comparou o tempo de jogo da liga com outras competições, destacando que o basquete olímpico e o universitário seguem o padrão de 40 minutos.
A declaração do comissário veio em resposta a uma pergunta sobre possíveis mudanças futuras na NBA. Ele também revelou que a liga tem discutido a possibilidade de conceder apenas dois lances livres para jogadores que sofrem falta em arremessos de três pontos, ao invés dos atuais três.
Adam Silver suggests NBA could shorten games to 10-minute quarters
(Via @dpshow / h/t @BASKETBALLonX )
pic.twitter.com/aWX67W7VHx
— NBACentral (@TheDunkCentral) January 29, 2025
Impacto nas estatísticas e na dinâmica da NBA
Caso a duração dos jogos seja reduzida, o impacto pode ser significativo em diversos aspectos. Recordes históricos poderiam se tornar inalcançáveis, e os principais jogadores teriam condições de atuar por uma maior porcentagem do jogo. Atualmente, Mikal Bridges, do New York Knicks, lidera a NBA em tempo de quadra, com uma média de 38,4 minutos por partida.
Uma eventual mudança também poderia afetar a remuneração dos jogadores de rotação e do fim do banco, reduzindo sua importância nas equipes, já que as estrelas poderiam ficar mais tempo em quadra sem precisar de tanto descanso.
Treinadores se manifestam contra a proposta
A ideia de Silver encontrou resistência dentro da liga. Os técnicos Tom Thibodeau, do New York Knicks, e Michael Malone, do Denver Nuggets, se posicionaram contra qualquer alteração na duração das partidas.
“Sou mais tradicionalista, então odiaria ver isso acontecer”, afirmou Thibodeau, argumentando que a mudança prejudicaria a possibilidade de quebra de recordes na NBA. Malone reconheceu a importância de acompanhar as tendências de audiência, mas alertou para os riscos de exagerar nas mudanças.
“Dou crédito à liga, porque eles estão sempre buscando formas de manter os fãs engajados”, disse. “Mas espero que não passemos a ter quartos de 10 minutos. Espero que não coloquem uma linha de quatro pontos. Espero que não nos tornemos um espetáculo circense, fazendo o que for necessário para manter a audiência. Porque há uma grandeza, uma história e uma pureza neste jogo que espero que possamos preservar.”
O post NBA pode ter mudança em duração da partida; veja detalhes apareceu primeiro em Sportbuzz.