Onda de calor no RS pode chegar a 43ºC e trazer tempestades severas, alerta MetSul

O Rio Grande do Sul está prestes a enfrentar uma onda de calor de longa duração, com temperaturas extremas e o risco de tempestades severas, alerta a MetSul Meteorologia. A onda de calor, que se inicia no início desta semana, será causada por uma bolha de calor vinda do norte da Argentina e se estenderá por vários dias, impactando significativamente as condições climáticas no estado.

Temperaturas extremas e escalada do calor

O calor começará a se intensificar neste domingo (2), com máximas atingindo entre 36ºC e 38ºC na região Oeste do estado, especialmente na fronteira com a Argentina. As áreas metropolitanas, como a Grande Porto Alegre, terão temperaturas variando entre 33ºC e 34ºC. Durante a segunda-feira (3), o calor continuará a subir, com máximas de 37ºC a 39ºC no Centro, Oeste e Noroeste do estado, enquanto na Grande Porto Alegre a expectativa é de máximas entre 34ºC e 36ºC.

Na terça-feira (4), o cenário de calor extremo se intensifica, com temperaturas superando os 40ºC no Oeste do estado. O calor continuará a dominar, e cidades da Serra Gaúcha, Grande Porto Alegre e outras regiões também experimentarão temperaturas muito altas, próximas aos 39ºC.

Tempestades severas isoladas

Além das altas temperaturas, o calor excessivo vai criar condições favoráveis para o desenvolvimento de tempestades severas de forma isolada. Embora esses fenômenos não ocorram em larga escala, algumas regiões podem ser atingidas por tempestades com ventos fortes (acima de 93 km/h), granizo de até 2,5 cm de diâmetro e até mesmo tornado. O aumento da umidade e a intensificação do calor favorecem a formação desses temporais, que podem causar destelhamentos, quedas de postes e árvores, além de cortes de energia elétrica.

A instabilidade deve aumentar durante a semana, com pancadas de chuva isoladas já a partir de domingo e se intensificando na terça-feira. As condições climáticas mais severas, no entanto, devem ocorrer entre quinta e sexta-feira, com chuvas fortes e localizadas.

Previsões para outros estados

A onda de calor também afetará outros estados, como Santa Catarina e Paraná, com destaque para as regiões Oeste e Sul desses estados, onde as temperaturas podem ultrapassar os 35ºC. No Mato Grosso do Sul, as máximas podem atingir 40ºC ou mais, especialmente nas proximidades da fronteira com o Paraguai.

Fonte:

Metsul (leia mais aqui)

The post Onda de calor no RS pode chegar a 43ºC e trazer tempestades severas, alerta MetSul appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.