Mirella Almeida diz que ampliou sinal de internet e avalia rotas alternativas para transporte no carnaval de Olinda; VÍDEO


Prefeita foi entrevistada no Bom Dia Pernambuco desta terça-feira (4). Ela também falou sobre construção de creches e de uma maternidade na cidade. Prefeita de Olinda fala sobre melhorias no sinal de internet no carnaval de Olinda
Entrevistada no Bom Dia Pernambuco desta terça-feira (4), a prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), falou sobre os desafios do seu mandato após o primeiro mês de gestão no município. Um dos temas abordados foi a conexão de internet no Sítio Histórico, principal polo do carnaval da cidade, que deve receber cerca de 4 milhões de foliões entre 27 de fevereiro e 5 de março (veja vídeo acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Em 2024, comerciantes e turistas reclamaram das constantes quedas de sinal em toda a área da festa, o que prejudicou, em especial, os pagamentos por Pix. De acordo com a prefeita, o problema se deu porque, no ano passado, o município não era coberto pelo 5G e foi preciso atualizar a legislação para permitir que as operadoras de internet instalassem a rede de dados móveis na cidade.
“A gente viu que Olinda ainda não estava coberta pela rede 5G. Então, a gente precisou fazer uma alteração na legislação, aprovamos o ‘Olinda Digital’ — eu ainda era secretária de Desenvolvimento Econômico na época —, e a gente conseguiu avançar com essa legislação, atualizar essa legislação. E hoje a rede é 5G. […] Então, hoje o perímetro que era 4G hoje é 5G e a gente já consegue ver que a internet roda mais fácil”, afirmou Mirella Almeida.
Ela disse, no entanto, que ainda há alguns pontos do Sítio Histórico sem a conexão. “Ainda tem algumas áreas que são chamadas de ‘áreas de sombra’. E aí é muito mais um trabalho dessas operadoras do que do município em si. Mas a gente tem conversado para a gente conseguir diminuir essas áreas de sombra para que as pessoas possam ter aí esse desenvolvimento, que é tão importante”, declarou.
Mirella Almeida, prefeita de Olinda, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco
Reprodução/TV Globo
Questionada sobre os problemas de mobilidade em Olinda durante o carnaval, a prefeita informou que está estudando rotas alternativas para que os pontos de embarque e desembarque de passageiros que usam transporte por aplicativo possam ficar mais próximos do local da festa.
“A gente está cuidando disso bem de perto, conversando com taxistas, com motoristas de aplicativo para que a gente consiga aí encontrar a solução. Inclusive, a gente vem pensando em outras rotas alternativas. [O Mercado Eufrásio Barbosa] é o local que a gente conseguiu mais perto, mas a gente tem pensado em tentar puxar um pouco mais para frente, pelo menos ali até a Praça do Jacaré. E a gente está fazendo todo esse estudo de trânsito com a parte de engenharia”, disse Mirella.
Confira, abaixo, o que a prefeita falou sobre os seguintes temas:
Atualização das leis sobre o carnaval
Segurança durante a festa
Maternidade no Hospital Brites de Albuquerque
Novo Centro de Atenção para Pessoas Autistas
Construção de creches
Escolas em tempo integral
João Campos diz que Hospital da Criança deve ser inaugurado no 2º semestre de 2025
Leis sobre o carnaval
Promessa de campanha da prefeita, a atualização das leis que regem a realização do carnaval e das prévias no Sítio Histórico, que é Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1982. Na entrevista, ela defendeu uma atualização na legislação municipal, mas não disse quais mudanças pretende adotar.
“A gente tem uma lei, tanto a do carnaval quanto a que rege a questão do Sítio Histórico, que é muito antiga. A gente vê a necessidade hoje de uma atualização dessas leis para que a gente consiga avançar em outras vertentes. A gente tem ali o Sítio Histórico da nossa cidade, onde há o perímetro de maior concentração de pessoas no carnaval. E também tem outros polos descentralizados. […] Então, [é preciso atualizar a legislação] para que a gente consiga unir os interesses da população que ali reside mas também de quem vive dessa cadeia produtiva que faz o carnaval e todas as outras festas da cidade, sobretudo os turistas e os foliões de Olinda também”, disse.
🔼 Voltar ao início desta reportagem.
Segurança no carnaval
Sobre a segurança no carnaval de Olinda, Mirella Almeida disse que está convocando novos servidores para a Guarda Civil Municipal para dar suporte ao policiamento.
“A gente precisa estar monitorando isso junto ao [governo do] estado. A gente vê e verifica que, de fato, tem ocorrido um aumento desse efetivo da Polícia Militar nas prévias, e a previsão é aumentar no período do carnaval. E a gente fazer o nosso papel enquanto município. Vamos instalar câmeras em todo o perímetro do Sítio Histórico, a gente está aumentando agora o nosso efetivo da Guarda Municipal, chamando os últimos que passaram no concurso, para que a gente consiga fazer esse trabalho em conjunto”, afirmou.
🔼 Voltar ao início desta reportagem.
Maternidade no Hospital Brites de Albuquerque
Sem maternidades públicas funcionando atualmente, o município de Olinda tem um projeto para reabrir uma unidade no Hospital Brites de Albuquerque, que funciona em um prédio da prefeitura, mas faz parte da rede pública do estado. Segundo Mirella Almeida, a previsão é que o projeto seja concluído em seis meses.
“Não é fácil, a gente sabe que dispõe de muitos recursos, mas a gente já está estudando esse orçamento e esse projeto para viabilizar. A gente tem um sonho muito grande de que crianças voltem a nascer na nossa cidade. Não mais aquela história de que nasceu em outro município e veio aqui pra Olinda. […] A gente está na montagem do projeto, acho que, pelo menos aí, nos próximos seis meses, a gente define esse projeto de orçamento para poder viabilizar essa reabertura”, declarou.
🔼 Voltar ao início desta reportagem.
Novo Centro de Atenção para Pessoas Autistas
A criação de um Centro de Atenção para Pessoas Autistas é outra promessa de campanha da prefeita. Segundo ela, o projeto está em fase de conclusão para captação de recursos.
“A gente também está montando o projeto, mas esse é bem mais rápido. A gente tem aí a ideia de fazer por Bairro Novo, que fica mais central tanto para as pessoas que conseguem vir tanto dos altos quanto de Rio Doce, para estar lá participando desse centro multidisciplinar. Hoje a gente está programando a reabertura dos Nides, os Núcleos Integrados do Desenvolvimento Infantil. Já está em curso uma reforma no local e a ampliação desses atendimentos para essas crianças, que funcionam para crianças de até 10 anos de idade. Mas o centro será para todas as idades”, afirmou.
🔼 Voltar ao início desta reportagem.
Construção de creches
Durante a campanha, Mirella prometeu construir cinco creches no município até 2026, que resultarão na abertura de mil vagas. Ela disse que tem quatro projeto pré-aprovados e um aprovado para receber recursos do governo do estado.
“A gente fez um estudo dessa demanda reprimida. E a gente consegue identificar alguns pontos que têm uma demanda maior de áreas não cobertas. […] A gente tem, por exemplo, o Alto Sol Nascente, uma área não coberta, a gente tem algumas áreas no Fragoso, temos também no Alto da Bondade, entre outras áreas. […] Mandamos um ofício para o governo do estado para essa primeira leva de unidades que o governo vai abrir”, informou.
🔼 Voltar ao início desta reportagem.
Escolas em tempo integral
Das 67 escolas do município, apenas oito contam com a modalidade em tempo integral. A gestora falou que vai a Brasília, na segunda semana de fevereiro, para buscar recursos que devem permitir a expansão dessas unidades de ensino.
“Nós temos hoje oito escolas com modalidade em tempo integral e a gente tem também uma agenda na próxima semana para fazer essa ampliação, junto ao governo federal. […] Está no meu plano de governo também essa ampliação de escola em tempo integral, é uma prioridade nossa, e a gente já tem aí três escolas para, durante esse ano, a gente implementar”, disse.
🔼 Voltar ao início desta reportagem.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.