Sinop: cão é adotado durante ‘Pet Terapia’ com crianças e recebe nome de piloto da Fórmula 1

No projeto Pet Terapia, realizado no hospital regional de Sinop, uma história de amor e recomeço chamou a atenção. A estudante Vivian Medici, uma das participantes do projeto, que ocorre às segundas e sextas-feiras, ficou encantada e decidiu adotar o cão Niki, que foi resgatado pela Associação Protetora dos Animais de Sinop (APAMS), e participava das visitas terapêuticas ao lado de outros cães.

Antes chamado de Mascote, ele recebeu um novo nome: Niki Lauda, em homenagem ao piloto austríaco tricampeão mundial da Fórmula 1 que sobreviveu a um grave acidente – assim como o próprio Niki. “Quando o vi, me apaixonei. Ele é lindo, especial e me lembrou muito meu outro cachorro. Eu não me aguentei, tive que adotá-lo. Na primeira semana em casa, ele já sabia os horários, encontrou seu cantinho e se adaptou super bem”.

O projeto Pet Terapia é uma iniciativa da APAMS, curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Sinop, e Hospital Regional, que não apenas auxilia na recuperação das crianças internadas, mas também abre portas para que os cães resgatados encontrem famílias. Desde o início da ação, em outubro passado, seis cães já ganharam um novo lar. “Nesse projeto nós designamos uma equipe de cães terapeutas, selecionados de acordo com seu temperamento e empatia, para visitar as crianças em tratamento. O efeito na autoestima e recuperação física é fantástico. Além disso, esse projeto também tem proporcionado adoções, o que é essencial para que possamos continuar resgatando animais”, explicou a presidente da APAMS, Luciani Chiarello.

A professora de medicina veterinária da UFMT, Geysa Almeida Viana, destacou a importância da humanização nos atendimentos hospitalares. “Esse tipo de terapia assistida por animais traz inúmeros benefícios. Estudos comprovam que minimizam impactos negativos, tornam o ambiente hospitalar mais acolhedor e contribui para o bem-estar da criança, desenvolvendo aspectos sociais, cognitivos e emocionais. Os resultados são muito positivos para a saúde dos pacientes”, completou.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.