Horário eleitoral: qual a ordem e quanto tempo de TV cada candidato de Florianópolis terá?

O TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) definiu na quinta-feira (22) a ordem de exibição e o tempo destinado a cada candidato à Prefeitura de Florianópolis na TV e no rádio. O horário eleitoral gratuito começa a ser veiculado em 30 de agosto.

Candidatos a prefeito de Florianópolis no horário eleitoral: Dário, Marquito, Pedrão, Lela, Topazio e Portanova

Florianópolis tem nove candidatos a prefeito, mas só seis aparecerão no horário eleitoral gratuito – Foto: Divulgação/TSE

A ordem das propagandas das eleições municipais foi sorteada durante uma reunião no cartório da 12ª Zona Eleitoral de Florianópolis. Já o tempo é distribuído 10% de forma igualitária e os outros 90% dependem da representatividade dos partidos no Congresso Nacional.

Os candidatos a prefeito Carlos Muller (PSTU), Bruno Dias (PCO) e Mateus Souza (PMB) não participaram do Plano de Mídia para as Eleições Municipais 2024 porque seus partidos não atenderam à exigência mínima de cinco deputados federais eleitos.

Urna eletrônica votação eleições municipais

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro – Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Todos os municípios que possuem emissoras de rádio e televisão têm até domingo (25) para definir o cronograma de veiculação das propagandas eleitorais.

O tempo e a ordem de exibição do horário eleitoral já foi definido em Blumenau, Chapecó, Criciúma e Itajaí. Em Joinville, a reunião está marcada para esta sexta-feira (23).

Quanto tempo de TV e rádio cada candidato a prefeito de Florianópolis vai ter?

Prefeito Topazio Neto em entrevista à NDTV

A propaganda eleitoral do prefeito Topazio Neto terá a maior duração e será exibida em terceiro lugar – Foto: Reprodução/NDTV

O atual prefeito Topazio Neto terá o maior tempo de propaganda, com mais de quatro minutos. O candidato com a menor duração é Rogério Portanova, que soma cerca de 17 segundos.

Confira a seguir o tempo definido pelo plano de mídia do TRE-SC para o horário eleitoral em Florianópolis, do maior ao menor:

  • Topazio Neto (PSD): 4 minutos, 25 segundos e 18 milésimos
  • Dário Berger (PSDB): 1 minuto, 56 segundos e 94 milésimos
  • Vanderlei Lela (PT): 1 minuto, 50 segundos e 59 milésimos
  • Pedrão Silvestre (Progressistas): 1 minuto, 5 segundos e 6 milésimos
  • Marquito (PSOL): 24 segundos e 82 milésimos
  • Rogério Portanova (Avante): 17 segundos e 41 milésimos
Horário eleitoral na TV e rádio começa em 30 de agosto

No total, 10% do tempo do horário eleitoral é distribuído de forma igualitária e 90% conforme a representatividade do partido no Congresso – Foto: Glenn Carstens Peters/Unsplash

Neste ano, os partidos políticos e coligações devem cumprir novas regras sobre o tempo destinado aos candidatos. Precisam reservar ao menos 30% para as mulheres, além de candidatos negros.

“É uma determinação da legislação que se observem as proporções das candidaturas inscritas. Então, esse é um cuidado que os partidos precisarão ter na hora de distribuir o tempo para os seus candidatos”, afirmou Renata Fávere, secretária da Corregedoria do TRE-SC, ao ND Notícias.

Qual a ordem de exibição do horário eleitoral definida pelo TRE-SC?

Candidato a prefeito de Florianópolis Rogério Portanova em entrevista à NDTV

Com o menor tempo de TV, Rogério Portanova foi o primeiro sorteado pelo TRE-SC – Foto: Germano Rorato /ND

O primeiro dia de horário eleitoral, em 30 de agosto, terá a seguinte ordem de veiculação, conforme o sorteio realizado na quinta-feira:

  • Rogério Portanova (Avante)
  • Vanderlei Lela (PT)
  • Topazio Neto (PSD)
  • Dário Berger (PSDB)
  • Pedrão Silvestre (Progressistas)
  • Marquito (PSOL)

No dia seguinte, o último candidato passa a ser exibido em primeiro, em um rodízio que altera a ordem sucessivamente até o fim da propaganda eleitoral em 3 de outubro.

O horário eleitoral gratuito é reservado no rádio das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na TV, a propaganda é exibida das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Outros 70 minutos diários são destinados a inserções de candidatos a prefeito e vereador.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.