Explosão e danos: astrônomo fala de asteroide a caminho da Terra

Diagrama da órbita do asteróide 2024 YR4x

O asteroide 2024 YR4, com tamanho estimado entre 40 e 90 metros, foi identificado por astrônomos como um objeto com pequena probabilidade de impacto com a Terra em 22 de dezembro de 2032. O astrônomo Gonzalo Tancredi falou dos perigos que oobjeto representam ao planeta.

O alerta foi emitido pela NASA e outras agências especializadas, que monitoram o trajeto do asteroide e as possibilidades de alteração de sua rota. O corredor de risco para um possível impacto inclui o Oceano Pacífico Oriental, América do Norte, África, Mar Arábico e sul da Ásia.

A previsão atual indica que novas observações poderão modificar os cálculos de trajetória e as estimativas sobre o tamanho do asteroide.

Tancredi explicou que este é o primeiro alerta emitido pela rede integrada de monitoramento sobre a possibilidade de impacto do 2024 YR4.

Segundo ele, ainda não há informações precisas sobre o local exato onde a colisão poderia ocorrer.

“Mas não há lugar exato de impacto, você não pode saber mais precisamente neste momento com os dados que estão disponíveis”, afirmou.

O impacto do asteroide, caso ocorra, pode causar danos. Tancredi afirmou que a explosão na atmosfera resultante da colisão poderia afetar uma área de aproximadamente 100 quilômetros.

“O dano esperado se houvesse um impacto seria a ocorrência de sérios danos causados por explosões na atmosfera, o que afetaria uma área de 100 km por aí”, disse.

Consideraciones sobre el posible impacto de un asteroide en 2032

El asteroide 2024YR4 tiene una probabilidad de 1.3% de impactar a la Tierra el 22 de Diciembre de 2032. O sea hay una probabilidad cercana a 99% de que no impacte, pero es la primera vez que se emite un alerta 🧵

— Gonzalo Tancredi (@GonzaloTancredi) January 30, 2025

O objeto deverá ser visível por telescópios a partir de abril deste ano, mas deixará de ser observado no fim do primeiro semestre de 2028.

A possibilidade de impacto pode diminuir conforme novas medições forem realizadas.

Tancredi ressaltou que a confirmação do que poderá acontecer dependerá da ampliação do arco observado do asteroide, o que pode levar meses ou até sua próxima passagem, prevista para 2028.

“A probabilidade de impacto pode diminuir nos próximos dias, embora a certeza do que acontece possa depender de observações arquivísticas, levar vários meses para estender o arco observado ou até a próxima passagem de 2028”, alertou.

Identificação do asteroide

Imagem feita pela Agencia Espacial EuropeiaAgência Espacial Europeia

O observador de cometas e asteroides David Rankin, da Universidade do Arizona, afirmou que o 2024 YR4 foi identificado recentemente pelo sistema ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) e que a chance de colisão com a Terra é de 1,3%.

Ele explicou que, embora o impacto possa ter consequências graves em nível local, a probabilidade é considerada baixa.

Especialistas afirmam que, com mais observações, essa estimativa pode ser reduzida. O monitoramento está sendo feito por sistemas internacionais de defesa planetária, que operam conforme o esperado.

A classificação do asteroide na Escala de Turim é 3, o que indica a necessidade de observação contínua. Apesar disso, cientistas recomendam cautela e acompanhamento do caso, pois ainda há tempo para novas análises.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.